Com talento natural para decorar

Trabalhar com excelência e responsabilidade fez da designer de interiores Margareide Sampaio referência em Feira

Foto: Diogo Brasileiro

por Margareide Sampaio, designer de interiores

Natural de Itaberaba e feirense de coração, Margareide Sampaio encarou o desafio de, logo após formar-se na Escola Baiana de Decoração (EBADE), em 1998, mostrar ao mercado a importância de se trabalhar com design de interiores na composição dos ambientes.

Ela conta que, ao término do curso, não se limitou apenas aos conhecimentos básicos de sua formação, mas buscou aperfeiçoar-se cada vez mais, afinal, tratava-se da profissão que sonhara desde a infância. “Essa área sempre foi minha vocação, porque desde criança andava arrumando a casa de todo mundo, observando cada detalhe e sugerindo, mentalmente, uma nova composição. Tanto que estudei design de interiores e, quando o curso terminou, fiz diversas especializações”, frisa.

Para a designer, a decisão de formar-se implicou muita força de vontade e posicionamento determinado, visto que teria que ir e voltar de Salvador todos os dias. “Mesmo diante da dificuldade de distância, eu disse ao meu então esposo que iria estudar independentemente de qualquer coisa”, lembra.

Margareide revela que, na época de sua conclusão de curso, quase não havia profissionais da área na cidade. Esta foi a mola impulsora do seu trabalho em favor de organizar a categoria. “Feira não tinha muitos que trabalhavam com design de interiores. Então, formamos a Associação Feirense dos Designers de Interiores (AFDI), com o objetivo de nos fortalecer. O que se tornou um divisor de águas e provocou impacto no mercado”, aponta.

A designer comenta outro episódio que pôs seu nome em destaque no mercado. Foi o Circuito de Decoração, promovido há quase dez anos, que contou com a participação de designers de interiores, arquitetos e engenheiros. Nesse evento, os ambientes apresentados foram avaliados por uma comissão e Margareide foi premiada com o primeiro lugar.

Participar da Casa Cor 2013 também foi uma experiência construtiva. Lá, a designer expôs toda a sua vivacidade homenageando um ilustre casal feirense. “Fui responsável pela decoração do único ambiente Quarto do Casal. Nele homenageei o prefeito da cidade, José Ronaldo, e sua graciosa esposa. Fundamentei o conceito de toda a composição no estilo clássico, mesclando com o moderno no banheiro. Na votação realizada com o público e diversos profissionais envolvidos, esse foi o espaço vencedor. O ambiente também foi escolhido para a capa do site oficial da Casa Cor”, relembra.

Explorar o conceito clássico na Casa Cor foi apenas uma das façanhas de Margareide, que, além desse estilo, trabalha muito com as tendências modernas. “Gosto de buscar o sonho do cliente, essa é a meta. Tentar descobrir o máximo de sua vida para alcançar o objetivo da casa dele. Observo que o público de Feira está mais refinado e aquele perfil rústico praticamente já foi superado. As pessoas estão viajando e vendo coisas que abrem o leque de visão do que é luxo, por isso o grau de exigência tem aumentado”, diz.

Sobre o seu perfil de trabalho, Margareide revela que sempre preferiu atuar sozinha e atribui essa característica à sua linguagem e forma de trabalhar muito particulares. Por isso, a palavra que gosta de usar como símbolo de sua carreira é a criatividade, fazendo referência à forma como as ideias fluem constantemente.

Matéria publicada na versão impressa da revista Sacada.

Foto: Diogo Brasileiro

Foto: Diogo Brasileiro

Foto: Diogo Brasileiro

Foto: Diogo Brasileiro

Foto: Diogo Brasileiro

Foto: Diogo Brasileiro

Foto: Diogo Brasileiro

Foto: Diogo Brasileiro

Leia também

Em destaque