Como escolher as cores certas para pintar a sua casa

Encontre o tom ideal para cada ambiente

Pintar a casa significa dar uma repaginada no lar e fazer uma mudança na decoração, mas é preciso estar inspirado para decidir qual cor queremos em cada ambiente.

Uma boa dica é apostar em cores claras para os espaços internos, pois esses tons ampliam e iluminam os ambientes. As cores mais quentes, a exemplo do vermelho e do amarelo, têm a função de alegrar determinados espaços, mas cuidado para não exagerar. Esses tipos de tonalidade devem ser usados apenas como detalhes, para colorir uma única parede da casa.

Apesar das paredes coloridas estarem em alta e serem uma boa aposta também para a pintura de ambientes internos, as tintas brancas ainda representam 45% das vendas no país. Na pintura de paredes externas, no entanto, os especialistas aconselham o uso de cores amenas, sempre em dois tons, para uma fachada mais atraente.

Veja o efeito e o significado de cada cor utilizada na pintura de uma casa:

Branco – Reflete todos os raios luminosos que incidem sobre uma superfície branca. Traz claridade e leveza a um ambiente. Entretanto, um ambiente totalmente branco pode se tornar monótono e hostil, levando à dispersão.

Preto – Significa a ausência de cor. É a tonalidade que menos reflete luz. O ideal é que ele seja utilizado moderadamente, como recurso para realçar outras cores, em detalhes, do que em grandes áreas. Pois este expressa agressividade.

Azul – A serenidade, a paciência e a amabilidade são favorecidas por esta cor, que tem a capacidade de tranquilizar os ânimos. No entanto, deve-se ter cuidado com a utilização do azul para a criação de ambientes monocromáticos e com as tonalidades mais escuras, já que levam à introspecção, situação não recomendável para pessoas depressivas.

Verde – Representa a esperança e a fartura. É a cor do equilíbrio, que estimula silêncio e ajuda a amenizar o stress.

Vermelho – Está associado às emoções, desperta a sexualidade e, eventualmente, a agressividade. Nos ambientes, deve ser usado com moderação, para compor detalhes, pois o excesso pode provocar irritação. Uma simples contemplação de uma superfície vermelha pode acelerar o nosso pulso.

Violeta – Cor ligada à intuição e à espiritualidade, por isso é indicada para locais de meditação. Os seus tons claros acalmam e aconchegam. Contudo, os tons fortes pode agravar o estado depressivo.

Amarelo – Cor associada à criatividade, à alegria e à diversão. Ativa o raciocínio e a comunicação, sendo ideal para ser aplicada em escritórios, salas de estudo e de estar, pois deixa as pessoas mais relaxadas e extrovertidas.

Laranja – Atua sobre o sistema digestivo, abrindo o apetite. É ideal para salas de refeição. Estimula o otimismo e a generosidade.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Leia também

Em destaque