Jakelyne Oliveira, da Horto Papiro, fala sobre os cuidados para manter um jardim
Flores e plantas das mais diversas espécies embelezam ambientes públicos e privados da cidade. Por isso, é importante saber quais os cuidados que se devem tomar desde o planejamento até a manutenção de um jardim.
Pensando nisso, Jakelyne Oliveira, da Horto Papiro, responde perguntas com o intuito de melhor orientar os interessados em implantar ou dar a manutenção adequada ao seu jardim.
Sacada – Há uma grande diferença entre Paisagismo e Jardinagem. Fale um pouco sobre os temas mencionados para que possamos esclarecer o nosso leitor.
Jakelyne Oliveira – Paisagismo é a arte de criar e compor espaços elaborados tecnicamente através de projeto. Tem como principal fundamento a representação da natureza em grandes e pequenos espaços proporcionando beleza, qualidade de vida, bem estar, conforto e segurança. Além de agregar valor à arquitetura, o paisagismo insere movimento, cor e textura às construções. A jardinagem também é uma arte em cultivar, manter e reproduzir as espécies, mas de uma forma mais simples e menos rebuscada, embora requeira o mesmo cuidado e atenção.
S – Quais são as principais preocupações na hora de planejar?
J.O – Atender às necessidades do cliente, sobretudo superar as expectativas dentro do planejamento. Para isso, contamos com uma equipe de mão de obra especializada que segue corretamente o projeto, inicializando sempre com a correção do solo, adubação, alocação da vegetação escolhida e plantio.
S – Quais são os métodos recomendados na manutenção de um jardim?
J.O – Para conservar um jardim bonito, saudável e livre dos ataques de pragas dois métodos são imprescindíveis: adubação e poda. A adubação deve ser feita em ciclos para suprir as necessidades anuais de macro e micronutrientes da planta. Pode ser realizada com adubos químicos e orgânicos, visto que um complementa a ação do outro. Já a poda é imprescindível ao longo da vida da planta e deve ser dividia em: poda de formação, de condução e de produção.
S – Quais as tendências de paisagismo do momento?
J.O – As tendências são jardins tropicais, compostos de palmeiras, gengibres, bromélias, helicônias, sobretudo plantas herbáceas, que dão um perfeito acabamento e visam harmonia, equilíbrio e beleza do ambiente.