Com a experiência adquirida ao longo dos anos, teve seu trabalho reconhecido não só no campo da Arquitetura e Urbanismo, mas também no campo do Designer de Interiores.
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Tiradentes, Flávio Monteiro iniciou sua carreira há 12 anos, quando teve a oportunidade de envolver-se com projetos de grande porte na sua área de atuação. Com a experiência adquirida ao longo dos anos, teve seu trabalho reconhecido não só no campo da Arquitetura e Urbanismo, mas também no campo do Designer de Interiores.
Em 2005, o escritório Flávio Monteiro Arquitetos Associados foi implantado e, a partir de então, a demanda de projetos aumentou. Demanda que impulsionou o planejamento e crescimento da sua estrutura, assim como a inclusão de novos arquitetos na equipe para colaborarem com o volume de trabalhos que foram surgindo. “A arquitetura é uma área de grande crescimento, principalmente pelo tamanho e desenvolvimento da cidade e pelo fato de ainda não termos uma faculdade de arquitetura, então temos um campo muito aberto. São poucos profissionais para atender este crescimento, especialmente para quem quer fazer uma arquitetura séria”, relata Monteiro.
Para Flávio, um trabalho bem feito é aquele que atende às necessidades do cliente. “O conceito de conhecer o cliente, conhecer a sua personalidade é muito importante para o desenvolvimento do trabalho. Não existe nada que venha a ser mais forte do que integrar a família e trazer uma vida mais saudável para as pessoas. Acho que isso é o ponto principal”, afirma.
De acordo com o arquiteto, com o crescimento da cidade e da população, os problemas de uma grande metrópole vão surgindo gradativamente. “A tendência é as pessoas saírem de suas casas grandes e partirem ou para casas em condomínios ou prédios residenciais. Por isso, o nosso escritório se preparou para essa demanda, não é à toa que a quantidade de condomínios e apartamentos residenciais cresceu muito nestes últimos anos”, observa. Flávio destaca que em um empreendimento não pode faltar estrutura de lazer. “Você pensar num condomínio e não pensar numa área de lazer para as crianças é um problema muito sério. Porque se as famílias deixam suas casas grandes para morar em condomínio, elas têm necessidades de espaço de lazer para seus filhos”, conclui.
O Escritório Flávio Monteiro Arquitetos Associados conta hoje com uma equipe de 06 profissionais, todos colaborando no desenvolvimento e criação de novos projetos. “Arquitetura quando discutida em grupo aumenta ainda mais a chance de alcançar um nível de maior qualidade”, acrescenta Flávio.
Uma questão levantada por Flávio é sobre a sustentabilidade. Segundo ele, a preocupação com a sustentabilidade não é mais um fator determinante, nem importante no projeto. “Todos os projetos de arquitetura pensados para atender um público coletivo já nos leva a pensar naturalmente em conceitos sustentáveis. A própria forma de você equacionar o metro quadrado da cidade, pensando em colocar metro quadrado para comportar várias famílias já é pensar sustentável”, explica Flávio, acrescentando que hoje é praticamente normal todos os projetos terem a preocupação com a sustentabilidade. “Pensar no aquecimento de água com energia solar, ou no custo do material de construção já é pensar sustentável. Não tem como a gente pensar de forma diferente”, informa.