A Ebade, escola de decoração referência no estado, forma profissionais tecnicamente qualificados e socialmente éticos
Por Silma Araujo
O designer de interiores é aquele profissional que trabalha com a implementação e organização dos espaços, buscando a sua valorização através da racionalização dos recursos disponíveis. De olhar sensível, ele é capaz de compor ambientes criativos e inovadores, otimizar os aspectos estético, formal e funcional, adequando-os aos apelos mercadológicos e às necessidades dos clientes.
Foi pensando em formar profissionais que sonham em exercer essa atividade dedicada a proporcionar bem-estar com beleza, conforto e funcionalidade às pessoas, que a Escola Bahiana de Arte e Decoração – Ebade, desde 1978, oferece o curso de Design de Interiores aos alunos que já concluíram o 2º grau ou que estão em andamento.
Com duração de dois anos, o curso técnico contempla conhecimentos sobre o desenvolvimento de projetos de salas comerciais, residências ou espaços em locais públicos através de disciplinas que abordam perspectiva e desenho artístico e arquitetônico, técnicas de instalação e iluminação. Nele, o estudante aprende a harmonizar móveis, objetos e acessórios em um determinado espaço, o planejamento de cores, materiais e acabamentos, dentre outros conhecimentos.
À frente da Ebade desde o final dos anos 80, Nágila Andrade administra a escola coordenando uma equipe de 20 professores e leciona a disciplina de planejamento de interiores para 200 alunos em média, distribuídos em três turnos. A empresária também conta com a companhia de sua filha Ana Paula Andrade para o auxilio das atividades da escola.
Além da grade curricular formal, a Ebade estimula o aluno a conhecer os seus próprios limites e desafiar-se para ampliar o seu potencial criativo, avaliar os seus valores, corrigir defeitos e preparar-se para assumir o seu espaço no mercado de trabalho.
Essa preocupação de formar profissionais não somente tecnicamente qualificados como também socialmente éticos faz da Ebade uma das escolas de decoração mais reconhecidas e renomadas de todo o estado baiano.
Matéria publicada na versão impressa da revista Sacada.