Elegância e funcionalidade

Projetos da designer de interiores Adélia Estevez mostram que é possível aliar

sofisticação e conforto em ambientes corporativos. 

Marcelo Negromonte

Elegância e funcionalidade
por Pedro Hijo

Engana-se aquele que acredita que o ambiente corporativo pode deixar a importância dada à decoração perdida entre as planilhas e os documentos nas prateleiras. O design de interiores pode não só tornar o ambiente de trabalho mais aconchegante como pode também aumentar a produção dos colaboradores. Inspirada em escritórios de grandes metrópoles, a designer de interiores Adélia Estevez assina os projetos das sedes da SCF (Serviços Contábeis e Fiscais) e da Rencont ConsultorianAssessoria Contábil, localizadas em Salvador, e acredita que é possível aliar elegância com funcionalidade.

A concepção deste tipo de projeto, de acordo com Adélia, é atender às demandas de uma rotina corporativa. “Por se tratarem de ambientes de negócios, precisei levar em consideração princípios de ergonomia, para que os colaboradores pudessem estar bem acomodados e desempenhar melhor suas funções”, conta.

Cada item selecionado foi criteriosamente analisado para atender às demandas do cotidiano da empresa. “Desde o mobiliário até a paleta de cores, tudo foi escolhido respeitando a identidade visual e as necessidades de cada empresa”, detalha a designer.

Para os dois projetos, os tons de cinza predominam, no entanto, a designer não abre mão de incluir alguns pontos de cor em objetos pontuais pulverizados ao longo dos cômodos.

O piso em tom de madeira no projeto da Rencont, por exemplo, confere ao ambiente profissional uma atmosfera acolhedora, sem perder a sobriedade. O caráter inusitado deste projeto fica a critério do “aquário”, como foi chamada a sala dos coordenadores, estreitando a relação entre estes e os técnicos e, consequentemente, interferindo na maior produtividade dos mesmos.

Adélia atentou também para a iluminação cênica e direcionada, gerando mais conforto na recepção e nas salas durante as reuniões. No caso do projeto da SCF, o mobiliário leva a assinatura da SCA, Artline e Home Design, com peças decorativas da Empório Magma.

“Reunimos toda a técnica necessária ao uso de novas tecnologias, adaptando a realidade do cliente às suas necessidades e concebendo espaços úteis e belos na suaessência”, comenta Adélia. 

Leia também

Em destaque