A Casa Ecológica foi projetada entre a vegetação nativa e a topografia do terreno sem perder os benefícios da tecnologia e do conforto
Por Silma Araujo
O arrojado projeto da Caramelo Arquitetos Associados de criar uma residência com arquitetura totalmente integrada ao meio ambiente foi belamente intitulado de Casa Ecológica. Concebido respeitando a vegetação nativa e a topografia do terreno, os pilares que sustentam a edificação contornam os frondosos galhos e vencem o acentuado declive do solo, produzindo um efeito de espaços vazados e desvios na estrutura que foi construída ao nível da copa das árvores.
Envolta em uma atmosfera campestre em plena capital baiana, a edificação, que foi projetada para um casal e suas duas filhas, está localizada no Horto Florestal, em uma área construída de 595,63m² e teve a inspiradora decoração criada pela designer de interiores Dolores Landeiro.
Capaz de proporcionar a harmoniosa convivência entre a natureza e a tecnologia, a casa é composta por três planos interligados que preservam a beleza da vista para a mata através das grandes janelas de vidro, pensadas para a ventilação cruzada e o aproveitamento da luz natural. Também foram usadas persianas duplas automatizadas responsáveis pelo isolamento térmico. A utilização da energia solar e a captação de água da chuva para a irrigação complementam a estrutura sustentável da residência.
Com quatro quartos e demais dependências amplas e aconchegantes, a Casa Ecológica possui ainda uma passarela externa feita de vidro, com 12 metros de altura, que adentra a vegetação e integra a área social à de lazer, que é composta pelo espaço gourmet, home theater, galeria, academia de ginástica, sauna, churrasqueira, deck suspenso e uma surpreendente piscina com borda infinita de tirar o fôlego!
Projetos inteligentes como esse foram possíveis graças à extrema dedicação de Antonio Caramelo à arquitetura construída ao longo de quarenta anos de profissão. Não é à toa que, contabilizando mais de dois mil projetos, o seu reconhecimento profissional é resultado da sua atenção às novas tendências da área, sendo o aprendizado o companheiro diário para adaptar-se às inconstantes exigências do mercado.
Matéria publicada na versão impressa da revista Sacada.