“As flores precisam estar em harmonia com o ambiente”, afirma Vera Brito, designer de interiores
Cores, perfume, delicadeza, vida, alegria… Decorar com flores traz suavidade e sofisticação para o ambiente tanto residencial quanto comercial. As flores têm o dom de dar vida ao espaço, deixando-o mais confortável e dando a sensação de bem-estar. Por isso, é importante saber quais tipos e cores usar, além de investir em arranjos para conquistar um clima acolhedor.
A designer de interiores, Vera Brito, explica que, na hora de decorar com flores, a primeira coisa que a pessoa precisa observar é o estilo que se deseja criar: clássico, moderno, rústico, etc., além do tipo da flor e modelo do arranjo. “Antes de explorar as flores, é importante estudar o ambiente, porque tudo tem que estar em harmonia. O arranjo tem que chamar atenção sem ser brega, sem ser cafona. Por exemplo, se a preferência é pelo estilo clássico, vou sugerir flores nobres que são: orquídeas, tulipas, etc. Além disso, é preciso ter cuidado na escolha do vaso, de preferência tem que ser limpo e bonito para que mantenha a harmonia entre o arranjo e o local”, informa.
De acordo com Vera Brito, a cor da flor também deve ser levada em consideração, tanto para estar em harmonia com o espaço como para combinar com a personalidade da pessoa. “As cores devem ser levadas em consideração porque elas falam por si só. Então, se o ambiente já é rico em cor e a pessoa é bem agitada, jamais deve ser usado cores enérgicas, como: laranja e o amarelo. Hoje em dia, folhas secas estão sendo muito utilizadas. O tom marrom é neutro, passa tranquilidade e ao mesmo tempo elegância e sofisticação”, salienta.