Galeria dos Artesãos na CASACOR PE 2022 tem projeto do arquiteto Diogo Viana

Espaço tem acesso gratuito dentro da mostra e reúne acervo do Centro de Artesanato de Pernambuco em parceria com o Sebrae 
Diogo Viana – Foto: Divulgação

Com a experiência de 12 participações na CASACOR PE, o arquiteto Diogo Viana assina na CASACOR PE 2022 uma galeria para abrigar criativo trabalho autoral de mestres e artesãos pernambucanos. A Galeria dos Artesãos vai ocupar um salão com 73m² um dos principais salões do centenário Edifício Chanteclair, no Bairro do Recife (PE). A CASACOR PE 2022 acontece de 15 de outubro a 27 de novembro. 
O espaço é uma parceria do Centro de Artesanato de Pernambuco, Sebrae Pernambuco e Diogo Viana Arquitetos, reunindo obras de 40 artesãos do Nordeste com uma cautelosa curadoria do arquiteto.

A Galeria dos Artesãos vai além de um ambiente expositivo, traz uma sala de estar mostrando a inserção do artesanato pernambucano na decoração de interiores. “É um espaço expositivo e contemplativo do que é produzido no estado de Pernambuco com atmosfera contemporânea bem pernambucana. É um espaço comercial e os clientes vão poder comprar as peças com a curadoria cuidadosa que fiz para o visitante”, revela Diogo Viana. 
Entre os nomes presentes, Marcus de Sertânia, Nicola, Rubens Rodrigues, Carlito Xambioá, Mano de Baé, Mestre Cida Lima, Luiz Benício, Mestre Fida, Dona Mocinha de Buíque, Damião da Silva, Rosalvo de Olinda, entre outros.

Na paleta de cores, tons terrosos, com predominância da cor nomeada de Sertão. A cor serve de base para todo o showroom de peças de arte popular e artesanato pernambucano expostas no ambiente, que ganha ainda mais
charme com o revestimento de piso e de meia-parede da linha Brasilidades, com a assinatura da estilista Isabela Capeto. “A estamparia do revestimento escolhido abraça as obras de arte popular e de artesanato expostas no ambiente, dando uma identidade para o projeto”, comenta o arquiteto. O ambiente também revela parte da parede original secular no altíssimo pé direito. “Eu busquei valorizar o pé direito do ambiente, que tem quase 20 metros de altura, deixando a olho nu as lâminas de pavimentos, as gravuras, as marcas de tintas e os registros de muita história que vai ficar no imaginário de quem visitará o espaço”, explica Diogo.
No quesito mobiliário, o arquiteto Diogo Viana assina o design do tapete exclusivo em forma orgânica, as mesas laterais e de centro e as estantes, que vão receber as peças que estarão à venda. Na curadoria feita pelo arquiteto para a Galeria dos Artesãos aparece o trabalho de alguns mestres cujas peças estão no acervo do Centro de Artesanato de Pernambuco e recebem o apoio do SEBRAE na qualificação, quanto à gestão e inovação.

O ambiente traz também um conjunto de fotografias com a assinatura do fotógrafo Gustavo Bettini, exposto na parede principal, retratando os artesãos com a mão no ofício. A iluminação é da empresa pernambucana Light Design com peças dos designers da Design Selo.

Leia também

Em destaque