GAM Arquitetos estreia na CASACOR Bahia com espaço OFICINA DO ARTISTA

À convite da Tria Galeria, a GAM Arquitetos assina projeto com elementos arquitetônicos marcantes

Marcelo Negromonte / Mariana Amaral Comunicação

Sócios fundadores da GAM arquitetos/ Divulgação

Contrapondo a agitação da rotina nas grandes cidades, os arquitetos buscaram transmitir leveza e equilíbrio em um espaço amplo e despretensioso com arquitetura presente desde os elementos construtivos até o mobiliário. A Oficina do Artista é atemporal, sem vínculo com tendências ou modismos, um espaço conceitual com muitas referências que irão surpreender ao público.

No espaço de 110m2, Guido Ramos, Anna Fernandes e Marcelo Bezerril (sócios fundadores da GAM arquitetos) trabalharam com materiais primários zelando pela pré-existência dos elementos através de uma intervenção de baixo impacto ambiental. A laje e pilares originais da casa, que estavam cobertos por gesso e tinta, passaram por um hidrojateamento para resgatar o concreto aparente, mantido com suas imperfeições. Destaque para as paredes erguidas com blocos de concreto aparente, onde na parte frontal os tijolos formam cobogós explorados como elementos de iluminação e ventilação natural, e internamente, composições com os tijolos em diferentes posições viraram arandelas e cachepôs nas mãos criativas dos arquitetos, que ainda assentaram entre os tijolos chapas de aço de até 10m criando prateleiras que parecem flutuar no espaço.

Os arquitetos preservaram as imperfeições e cores dos materiais, apostando na atemporalidade do concreto, com o intuito de receber e valorizar o acervo de arte da Tria Galeria, com curadoria especial das obras feita pela +FV escritório de arte. A produção foi concebida com materiais do cotidiano do artista, entre livros, ferramentas e garimpos de arte que humanizam o espaço contando uma história e trazendo aconchego. “O nosso maior objetivo é trazer para a mostra uma arquitetura singular, presente em cada detalhe do espaço e despertando no público a curiosidade ao percorrê-lo”, explica Anna.

Entre as peças de destaque, está a mesa de aço desenhada pelos arquitetos especialmente para o projeto. Com quase 6m de comprimento, a mesa tem apenas um apoio no piso, com sua extensão em balanço. Para trazer o verde para dentro do espaço, os arquitetos plantaram uma jabuticabeira que será envolvida pela mesa – árvore sinônimo de prosperidade. Para o mix de mobiliário, peças de design nacional como as cadeiras de Gustavo Bittencourt, aparador de Sérgio Rodrigues e sofá de Jader Almeida e clássicos italianos, como a poltrona UP de Gaetano Pesce.

“Queremos preservar a pureza e simplicidade dos materiais, sem supérfluos ou adornos. Acreditamos que o funcional é o essencial”, menciona Guido. A combinação de todos esses elementos, resultou num espaço repleto de referências para amantes da arte contemporânea, arquitetura e design.

Sobre o Escritório GAM Arquitetos:

Formado pelos arquitetos Anna Fernandes, Guido Ramos e Marcelo Bezerril, o escritório existe há quatro anos sempre projetando com estilo próprio, tornando real o desejo dos clientes e imprimindo personalidade aos projetos. Com sócios com especializações distintas e complementares, a GAM Arquitetos atua em diferentes nichos da arquitetura, dentre eles empreendimentos privados, hotéis, casas, apartamentos, lojas e restaurantes. Com um portfólio diversificado, cada projeto conta uma história e tem a sua identidade, sempre prezando pela originalidade, criatividade e respeito ao conceito de cada trabalho.

Fonte: Mariana Amaral Comunicação

Marcelo Negromonte / Mariana Amaral Comunicação

Marcelo Negromonte / Mariana Amaral Comunicação

Marcelo Negromonte / Mariana Amaral Comunicação

Leia também

Em destaque