Helena Porcelanato vence 8º Prêmio Nacional de Design de Cerâmicas para Revestimento

Os porcelanatos Ancestral e BrasilFlora foram os grandes campeões

A Helena Porcelanato foi uma das grandes protagonistas do 8º Prêmio Nacional de Design de Cerâmicas para Revestimento, promovido pela Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (ASPACER), que aconteceu na última quinta-feira (31), na cidade de Santa Gertrudes, em São Paulo.

O prêmio é considerado um dos mais relevantes do setor e levantou quatro categorias em disputa: Porcelanato, Pisos e Revestimentos, Superfícies Inovadoras e Conceito Brasilidade. Das quatro, levamos premiação em três.

Categoria Brasilidade: BRASILFLORA

Categoria Superfícies Inovadoras: ANCESTRAL

Categoria Pisos e Revestimentos: ARUMÃ (Produto desenvolvido pelo Grupo Cedasa, no qual temos conexão)

Os vencedores de cada categoria foram agraciados com uma experiência de imersão criativa no ateliê do renomado arquiteto e designer Marko Brajovic, oportunidade única para aprimorar suas habilidades e conhecimentos na área.

Além disso, ganhamos o Prêmio Destaque com maior pontuação com o Porcelanato BrasilFlora, recebendo uma viagem para o Salão Internacional do Móvel de Milão (ISALONI) – Milão-IT – Edição 2024.

Conceito

No coração do Brasil, onde a natureza dança como vento e o sol abraça a terra, a Helena Porcelanato buscou inspiração para criar o porcelanato “BRASILFLORA”- peça esta que ecoa a brasilidade em cada detalhe. Com a técnica revolucionária de cola e granilha – tecnologia DDG, juntamente da impressão Digital HD, ela capturou a alma da brasilidade em cada detalhe da peça. O destaque fica por conta do relevo sútil, criado cuidadosamente através da técnica, que transporta as pessoas para o magnífico cenário das garrafas de areias coloridas.

Já o Porcelanato ANCESTRAL foi inspirado pelos intrincados trabalhos em artesanato da tribo Yawanawa, que forma comunidade indígena da floresta tropical, território das nascentes de rios acreanos como o Gregório, cujo contato com a sociedade nacional é relativamente recente. O destaque das peças em formato de réguas 30×121, estão na fusão entre o estilo étnico e a moderna tecnologia de aplicação digital com cola e granilhas especiais– tecnologia DDG, que permitem dar profundidade, efeito 3D e brilho em pontos específicos, similarizando a realidade das miçangas utilizadas pelas artesãs Yawanawa em seus braceletes, brincos e colares. Essa combinação permite que cada detalhe das formas e cores, sejam reproduzidos com uma precisão impressionante, dando vida à essência da arte tribal.

Leia também

Em destaque