Ícone do design, Forma é revisitada com exposição na Galeria Teo

Teo apresenta em Pinheiros, São Paulo, mais de 150 peças icônicas que contribuíram para a formação do repertório cultural nacional de design

A Casa Teo, criada há duas décadas pelos irmãos Lis e Teo Vilela Gomes e referência para a história e o mercado do design mobiliário modernista no Brasil, e a Galeria Teo convidam para a exposição “Dar forma à Forma”, que ficará aberta à visitação até 16 de agosto, na capital paulista.

A seleção conta com cerca de 160 peças do design moderno nacional e internacional, que foram comercializadas pela Forma, empresa criada em 1955, a partir da antiga Móveis Artesanal, idealizada por Carlo Hauner.  

Em 1955, a Forma passa a vender as peças da antiga Móveis Artesanal, mas inclui em seu catálogo nomes do design internacional, através de parcerias inovadoras com a Knoll InternationalCassinaFritz Hansen, etc.

A Forma foi uma espécie de incubadora para designers que estavam começando sua carreira, reunindo nomes como Sergio Rodrigues, Martin Eisler, Adriana Adam, Paulo Mendes da Rocha, que foi também responsável pelo projeto da sede da loja Forma, na Avenida Cidade Jardim, criando a famosa caixa suspensa, que é reconhecidamente um ícone da arquitetura.

A exposição conta os 60 anos de história da Forma, trazendo peças icônicas de designers como Florence Knoll, Harry Bertoia, Warren Platner, Vico Magistretti, Le Corbusier, Charlotte Perriand, Mies van der Rohe, Mackintosh, entre outros.

De acordo com a curadora da exposição, Tainá Azeredo, “a Forma foi um marco no mobiliário modernista em nosso país dada a relevância do que produziu e essa exposição nos transportará por esse período da história por meio de um recorte a partir do acervo da galeria.” A mostra apresenta uma linha do tempo construída pela curadoria, a partir do mobiliário produzido e vendido pela Forma, à época.

De acordo com Lis Vilela Gomes, “estas 160 peças que selecionamos atravessam toda a galeria, com informações ricas sobre a história desse patrimônio do design que é a Forma”.

“Os ‘Núcleos de Memória’, que fazem parte da exposição trazem diferentes maneiras de olhar para a história da Forma, englobando mobiliário, acervo e a memória afetiva que criamos com os móveis. Está superinteressante. Resumindo, é um passeio completo para a toda a família, porque a galeria é child-friendly, conta com acessibilidade total, além de ser pet-friendly também”, diz Teo Vilela.

E para os meses de junho e julho, estão previstos ainda encontros entre professores, historiadores, sociólogos, personalidades do design e pessoas que ajudaram a construir a Forma em formato de talks, totalmente abertos ao público – a agenda com datas e horários será divulgada em breve.

A exposição “Dar forma à Forma” ocupa os mais de 850 metros quadrados da Galeria Teo, na João Moura 1298, em Pinheiros e ficará em cartaz até 16 de agosto de 2024.

Sobre a Teo

Há 23 anos dedicada à pesquisa e valorização do mobiliário moderno brasileiro e com 17 anos no mercado, a marca Teo, criada pelos Irmãos Lis e Teo Vilela Gomes, é referência no design de mobiliário modernista das décadas de 1930 a 1970. Com uma proposta que vai além da comercialização de peças autorais, firmou-se também como representante do caráter cultural e histórico do mobiliário moderno, abrindo seu espaço para mostras, exposições e para a plena vivência do legado do desenho brasileiro de móveis em toda a sua relevância e diversidade.

Leia também

Em destaque