Janaína Santana, da CI Planta, fala sobre a trajetória da loja e dá dicas de como manter as plantas do jardim sempre lindas
O trabalho realizado com dedicação por um profissional responsável tem como resposta ao seu empenho, o reconhecimento dos seus serviços, resultando no aumento da clientela e a sua consolidação no mercado. E foi justamente isso que aconteceu com Iaci Santana, empreendedora do CI Planta, loja dedicada ao universo de plantas para jardins.
Janaína Santana, gerente da loja, relembra que o bom trabalho prestado pela sua mãe, Iaci Santana, à época a domicílio em casas de amigos, fez com que a procura por seus serviços aumentasse. “Com o crescimento da demanda, uma das suas clientes e amiga, sugeriu que montasse uma loja, e assim ela fez. A sugestão de nome, CI Planta, também partiu de uma das clientes, em referência ao nome da minha mãe”.
“Para Iaci, já com dezoito anos no ramo de jardinagem, instalar a loja foi uma consequência natural, há oito anos. Em uma boa localização, na Avenida Maria Quitéria, 898, no bairro Brasília, ela pôde investir em uma estrutura que conta com um quadro de empenhados funcionários e com uma gama de produtos selecionados”, conta Janaína.
A gerente afirma que com o mercado dilatado, devido aos novos empreendimentos imobiliários na cidade, a busca pelos materiais para jardinagem vem se elevando positivamente. “Com a procura em alta, conseguimos, este ano, aumentar o nosso faturamento em 15 por cento, o que para o ramo é muito bom”, comemora.
Fornecendo diversos serviços de jardinagem e floricultura, a loja oferece ao cliente, na parte de jardinagem, tanto a montagem de jardins como a sua conservação, com a poda de árvores e gramas, a dedetização, a aplicação de inseticidas e fertilizantes. Também oferece orientação ao cliente para que ele mesmo faça a aplicação dos produtos necessários e saiba sobre a conservação das plantas e dos jardins.
Quanto à parte da floricultura, a venda de mudas, buquês de flores, cestas de café da manhã, cartões, bichos de pelúcia e arranjos para festas, são alguns dos produtos disponíveis.
Janaína explica como faz a escolha dos fornecedores. “Nós temos fornecedores desde o tempo em que abrimos a loja. Os pedidos são semanais e eles conseguem cumprir os nossos prazos, com materiais de qualidade e isso faze toda a diferença no mercado. As plantas vêm do Paraná e Minas Gerais, as flores, de São Paulo. Tem produtos que pedimos durante todo o ano, porque a demanda sempre exige, como as flores, begônias, orquídeas, crisântemo, bromélias. Por isso é importante ter fornecedores em quem podemos confiar”, enfatiza.
E no mercado competitivo, para conquistar e fidelizar o cliente, a gerente conta que investe no atendimento ao cliente, buscando atender aos seus pedidos e promovendo ações de afirmação de laços com o consumidor. “Nós presamos muito pelo nosso cliente e fazemos várias ações para reafirmar os laços e a fidelidade, com atenção e dedicação ao seu pedido. Oferecemos brindes e mantemos o contato no dia de seu aniversário, presenteando-o com uma lembrancinha, um jarro de flores, enfim, tudo é uma forma de conquista.”
Para ela, o envolvimento dos profissionais também é visto como um investimento positivo. “Os cursos oferecidos pela CDL de atendimento ao cliente, prepara-os e orienta-os a ter simpatia e prestar sempre um bom serviço, e isso é sim um dos pilares essenciais para um bom trabalho”, complementa.
O trabalho realizado pela CI Planta não envolve somente os funcionários da loja, mas também conta com a parceria de jardineiros que atendem o cliente em casa, com orientações no local da montagem do jardim. “Caso a pessoa solicite, temos contatos de jardineiros que, na residência, fazem todo o planejamento necessário, sem compromisso, listando os produtos e acessórios necessários,” explica Janaína.
A gerente dá algumas orientações de como escolher a planta ideal para cada ambiente e fala sobre os principais cuidados dedicados:
- No caso de jardins internos, como apartamentos ou escritórios, aquelas plantas que precisam de pouca incidência solar são ideais, como as bromélias, palmeira rafia, a bandeira branca, os antúrios, os cactos, o comigo-ninguém-pode, a jiboia, por exemplo.
- Já para jardins externos, as opções são mais diversificadas, e podem ser plantas como as mudas de palmeiras como a fênix e a cica, a eugenia, os bonsais, os buxinhos, as kaizucas, os jasmins, as micsorias. As frutíferas, como a laranja e a tangerina, também podem ser cultivadas em jardins de média extensão.
- E para decorar, os bichinhos de porcelana, plaquinhas de mensagens, pedras e gramas, dentre outros.
- Os cuidados essenciais para manter a planta vistosa e saudável são: a poda, fazendo, a cada três meses, a adubação com a mudança da terra e a aplicação de fertilizante, sem esquecer-se de aguar com a periodicidade que cada espécie de planta exige.
- Outro cuidado é a aplicação dos inseticidas, observando que cada um serve para um fungo ou praga determinados. Geralmente, aplica-se três vezes, uma a cada quinze dias. A orientação para a aplicação, em caso de presença de crianças ou animais em ambiente interno, por exemplo, é a de manter-se fora durante, pelo menos, três horas após.