Ambiente de José Navarro na CASACOR SP 2024 destaca a beleza da madeira natural

José Navarro projetou o espaço batizado de “Reflexos Banco BRB”, onde utiliza a elegância dos pisos Cumaru Naturale e Mandacaru da Akafloor

Em colaboração com o Banco BRB, o arquiteto apresenta um projeto com uma curadoria focada na valorização do tempo e das memórias afetivas.

José Navarro está presente na CASACOR São Paulo 2024 com o espaço “Reflexos Banco BRB”, um ambiente que oferece uma perspectiva sensível sobre a velocidade da passagem do tempo, e onde destaca o uso da madeira natural da Akafloor

Entre os dias 21 de maio e 28 de julho, o Conjunto Nacional, um dos marcos arquitetônicos mais significativos da cidade, situado na Avenida Paulista, recebe a 37ª edição da mostra, a qual, por sua vez, contabiliza a segunda participação do arquiteto. 

Em colaboração com o Banco BRB, o profissional, mente criativa responsável pelo sucesso da Navarro Arquitetura, apresenta um projeto com uma curadoria focada na valorização do tempo e das memórias afetivas. O visitante é transportado para uma atmosfera inspirada na temporalidade, alinhada ao tema da mostra este ano: “De presente, o agora”.

Com 130m², o espaço apresenta materiais meditativos, meticulosamente posicionados, que convidam à reflexão sobre o uso do tempo. Um espelho d’água, acompanhado pela obra de arte “A Gota”, do artista Luca Benite, proporcionam uma imersão completa na temporalidade. A harmonia e estrutura dos elementos, juntamente com peças exclusivas desenhadas pelo escritório, revelam a autenticidade presente em cada detalhe, como o sofá e a poltrona azul, lançamentos feitos especialmente para a mostra.

Inspirado também no automobilismo, na velocidade e nos reflexos, o projeto integra itens que sugerem uma estética futurística, em equilíbrio com materiais naturais como madeira, rocha, tecidos e tramas de algodão, evocando conforto. A paleta de cores claras e neutras, aliada à iluminação natural, confere uma atmosfera acolhedora e minimalista.

A linha de pisos Naturale, da Akafloor, homenageia as espécies nativas do Brasil, em pisos que valorizam a naturalidade da madeira. O Cumaru, por exemplo, é um piso que conta com acabamento castanho-claro amarelado, fosco e com textura negativa, além de ser altamente resistente e contar com boa durabilidade, 8x mais resistente que o sinteco convencional, testado em laboratório. Assim, como o piso pronto Mandacaru, também da Akafloor, faz referência à caatinga brasileira e sua principal planta. Segundo o Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélite da Universidade Federal de Alagoas, 13% da Caatinga está em processo avançado de desertificação. Desenvolvido na madeira Garapa, esse piso é uma ótima opção para substituir a madeira Cumaru, já que conta com as mesmas tonalidades, variações e veios dessa famosa espécie que tem menor disponibilidade de manejo florestal certificado.

O ambiente convida os visitantes a contemplar suas interpretações pessoais, com objetos que simbolizam um estilo vintage, a obra de Lucas Benite, estabelecendo um diálogo único com cada observador. José Navarro cria assim uma relação significativa com os visitantes, convidando-os a refletir sobre o mundo e sobre si mesmos, em meio a um cenário que mescla arte, tempo e velocidade.

Leia também

Em destaque