Aplicada em diversos projetos de decoração, a madeira de demolição tem forte apelo visual e surge como uma alternativa para quebrar a frieza de ambientes modernos, com atitude, robustez e sofisticação
Atentas ao meio ambiente e à necessidade de se investir em práticas sustentáveis, algumas empresas têm buscado matéria-prima para design de mobiliário nos canteiros de obras. Abarrotados de materiais de demolição, oriundos de antigas casas, barracões, prédios e casarões antigos, esses ambientes fornecem peças como dobradiças, portas, janelas, toras de madeira, ferragens e inúmeras outras estruturas que, com um pouco de criatividade, podem se transformar em cadeiras, mesas, bancos, balcões e em outros móveis versáteis e exclusivos.
Muitas madeiras provenientes de processos de demolição são nobres. Extintas ou com a extração natural proibida por lei, essas madeiras só podem ser utilizadas se reaproveitadas de construções antigas, daí a importância de não perder a oportunidade de reaproveitar esse material. Altamente resistentes, madeiras como a Peroba Rosa, o Angico, o Ipê, a Aroeira Branca, o Carvalho e o Jacarandá podem ser transformados em móveis duráveis e bonitos.
Além de serem ecologicamente corretas, as peças artesanais feitas a partir de madeiras de demolição dão um charme especial aos ambientes, tornando-os aconchegantes e visualmente agradáveis. Utilizando desenhos diferenciados, projetistas tendem a intervir o mínimo possível nas peças, preservando a história e as marcas que a natureza e o tempo imprimiram em cada madeira, contribuindo para tornar exclusivas as cores, texturas e ranhuras de cada uma delas. Estes detalhes dão um charme especial aos móveis, que podem, inclusive, conter pedaços de pregos e de outros artefatos, deixados propositalmente, com a finalidade de criar um conceito inovador.
A tendência de utilizar madeira de demolição na criação de móveis teve início nos anos 70, com o desejo de se levar aos ambientes residenciais o clima rústico, inspirado nos móveis robustos usados na decoração de fazendas. Mas se engana quem pensa que madeira de demolição só pode ser utilizada na criação de peças rústicas ou de aparência antiga. Com um bom acabamento, esses móveis podem ser inseridos na decoração moderna sem pesar no estilo. Criando um contraste belo e único, estas peças conferem aos ambientes modernos um ar sofisticado e arrojado.
No entanto, é preciso ficar atento a outro detalhe importante: a manutenção. Mesmo se tratando de madeiras mais fortes, é necessário evitar a exposição à umidade e à luz direta, seja ela natural ou artificial. No caso de comporem a decoração de ambientes externos, é imprescindível a aplicação de verniz. Isso irá proteger as peças dos desgastes provocados pelas intempéries. Em ambientes internos, basta limpar os móveis com um pano, para tirar a poeira, ou aplicar ceras especiais para madeira.
Utilizar madeiras de demolição na decoração de ambientes ainda traz outra vantagem: a possibilidade de inúmeras restaurações. Confira algumas fotos de ambientes decorados com estas peças estilosas e inspire-se!