Marília Veiga assina o projeto da nova sede da Gerencianet

Localizada em Ouro Preto, Minas Gerais, a nova sede ocupa uma área de 1.400 m² distribuída em dois andares.

Nova sede da Gerencianet em Ouro Preto. (Fotos: Daniel Veiga / Divulgação)

Marília Veiga (Foto: Divulgação)

Com o avanço dos tempos, os ambientes corporativos deixaram de ser simples baias com computadores e internet para se tornarem locais que buscam estimular a criatividade, a inovação e a troca de experiências entre os profissionais. Essa mudança representa um desafio tanto para as empresas quanto para os profissionais de arquitetura e design de interiores, que precisam criar espaços que atendam a essa demanda internacional. O objetivo é aumentar a produtividade e os resultados, mas para isso é necessário enxergar os funcionários de forma diferenciada e oferecer mais satisfação em diversos aspectos, desde um ambiente de trabalho agradável até modelos de relações funcionais que sejam mais flexíveis do que as tradicionais pirâmides hierárquicas.

Ao ser contratado para projetar a nova agência da Gerencianet, uma fintech em expansão, o escritório Marília Veiga Interiores foi desafiado a criar um ambiente que refletisse a juventude e contemporaneidade da empresa. A nova sede, localizada em Ouro Preto, Minas Gerais, ocupa uma área de 1.400 m² distribuída em dois andares. O projeto resultou em um ambiente descontraído, dinâmico e interativo, com amplos espaços abertos, elementos disruptivos, iluminação adequada, maior sustentabilidade e enfoque no bem-estar dos colaboradores. 

A nova sede, localizada em Ouro Preto, Minas Gerais, ocupa uma área de 1.400 m² distribuída em dois andares. (Fotos: Daniel Veiga / Divulgação)

A fim de assegurar um espaço de trabalho colaborativo e adaptável, Marília Veiga criou um ambiente integrado, utilizando móveis modernos, cores atrativas e decoração inovadora. “Os clientes valorizam, cada vez mais, espaços corporativos que proporcionem bem-estar e interação entre seus funcionários. O objetivo é que esses profissionais se sintam em casa, tenham opção de serviços e lazer e que se sintam mais satisfeitos e realizados”, diz Marília Veiga.

O projeto estrutural do escritório incluiu o uso de forros abertos em grande parte das áreas, proporcionando uma sensação de amplitude e modernidade à decoração. As calhas e os eletrodutos aparentes também contribuem para esse aspecto contemporâneo. Já nos forros flutuantes, a iluminação foi planejada especificamente para atender às necessidades de um ambiente de trabalho. Além disso, foi priorizada a iluminação natural, com amplas janelas em especial nas salas de reunião, que não só permitem a entrada de luz natural, mas também proporcionam uma vista agradável para o exterior aos funcionários.

Frases motivacionais, algumas delas criadas pela própria empresa, foram estrategicamente colocadas nas paredes para inspirar e acolher os colaboradores. (Fotos: Daniel Veiga / Divulgação)

O piso vinílico foi escolhido para revestir o escritório devido à sua durabilidade, segurança e propriedades antialérgicas. Além disso, sua versatilidade permitiu que as cores da empresa fossem utilizadas em pontos específicos, incluindo tons de cinza, azul e laranja. Na área de office, foram instaladas estantes vazadas para garantir transparência, bem como mesas e móveis ergonômicos projetados exclusivamente para o escritório. Essa abordagem permitiu que o ambiente fosse mais aberto, com menos paredes e divisórias, facilitando a comunicação entre as pessoas, inclusive a comunicação não verbal.

O escritório é enriquecido com plantas desidratadas, presentes em toda a área, desde as estações de trabalho da área de desenvolvimento até a área de descompressão, que merece destaque especial. A sala de descompressão é um espaço reservado para os funcionários relaxarem e desconectarem um pouco do trabalho, visando proporcionar um momento de tranquilidade e recuperação de energia. O ambiente está equipado com patinetes, fliperama, videogames, dance machine, mesa de bilhar e outros jogos que ajudam a melhorar a capacidade cognitiva dos colaboradores e reduzir o estresse diário.

A identidade cultural e regional mineira foi preservada de forma criteriosa na nova agência da Gerencianet, refletindo o DNA da empresa. As lousas, frequentemente utilizadas pelos gestores, estão presentes nas divisórias dos ambientes, tanto no formato tradicional quanto em vidro. Ao entrar na recepção, os visitantes deparam-se com uma fotografia da região de Ouro Preto, reforçando as raízes locais. Frases motivacionais, algumas delas criadas pela própria empresa, foram estrategicamente colocadas nas paredes para inspirar e acolher os colaboradores, mostrando que a companhia se preocupa não apenas com a saúde física, mas também com o bem-estar emocional de seus funcionários.

O compromisso com a sustentabilidade também é uma das características marcantes deste projeto, com o uso de madeiras certificadas e a adoção de medidas para um descarte adequado dos resíduos gerados. Além disso, o escritório valoriza o aproveitamento da luz natural e conta com lâmpadas eficientes e de baixo consumo. O sucesso da iniciativa é comprovado pela certificação da Gerencianet como um Great Place to Work, que reconhece empresas que transformam o ambiente de trabalho, promovendo o melhor das pessoas e atingindo resultados excepcionais e sustentáveis.  

Leia também

Em destaque