Ambiente assinado pela arquiteta Gisele Taranto percorre passado, presente e futuro reforçando a conexão da Deca com o bem-estar e a sustentabilidade.
A Deca, patrocinadora master da CASACOR há mais de 30 anos, traz para a 37ª edição da mostra, a assinatura de Gisele Taranto em sua terceira parceria com a marca no evento, sendo a primeira em São Paulo. O ambiente Memórias Deca retrata o passado, presente e futuro em uma leitura evolutiva que narra a trajetória da marca, entrelaçada com elementos históricos, tecnologia e o compromisso com o design e a sustentabilidade.
Em quase 400m2, a premiada arquiteta e urbanista carioca concebe diferentes propostas de interações que resgatam e criam referenciais de produtos e momentos que habitam lembranças, imaginários e espaços, servindo de inspiração e meio de alcançar o bem-estar pleno para ser vivenciado hoje e pelas futuras gerações.
Com um olhar contemporâneo, o projeto tem um forte viés a referências modernistas, já que a Deca surgiu em 1947, em meio a esse período. O ambiente faz uso de cores, marcenaria e mobiliário inspirados nesse movimento artístico. Sons, iluminação e aromas se somam a instalações tecnológicas e analógicas que contam histórias, instigam o olhar pela arte, inovação, manuseio de acervos e projeções de futuro para estimular os sentidos e a inventividade.
Gisele Taranto, que já assinou outros dois espaços proprietários da Deca na CASACOR RJ, iniciou seu escritório após vencer o Prêmio Deca – premiação brasileira de maior referência no segmento de arquitetura e design de interiores. Foram quatro conquistas ao longo de sua carreira, tornando esse projeto ainda mais especial. “Mais que uma vitrine de produtos, o ambiente é uma celebração de pessoas, paixões e pioneirismo. Em todo o espaço, os visitantes são convidados a compartilhar suas próprias memórias e experiências com a Deca, seja um momento querido da infância ou um encontro transformador com os produtos inovadores da marca”, comenta Gisele.
Ao entrar no ambiente Memórias Deca, o visitante vai se deparar com uma viagem no tempo ao caminhar por um corredor de 29 metros, com uma parede de museu que vai conduzi-lo a vivências guiadas por exibições interativas. A instalação funciona como um grande espelho mágico, que com cenografia segmenta a estética temporal em nichos que acendem e apagam num movimento dinâmico de musicalidade. Marcos do passado, ícones do presente e novas referências de futuro para louças e metais Deca são exibidos em ordem inversa à cronológica para reforçar tendências internacionais que trazem o tempo futuro como destaque e um olhar mais apurado.
Para representar o futuro, a Deca aposta na inovação e versatilidade, atendendo a novas formas de ver e viver o morar. Soluções tecnológicas, como a recém-lançada Bacia Single Extreme (2024), outras pensadas para acessibilidade, como a linha Deca Care (2024), assim como as de design versátil para maior personificação dos ambientes, na linha Deca You (2023), com tonalidades do portfólio Dynamic Colors, e com estética atemporal, como o Misturador Pérola (2024) estão entre os destaques. Somados aos produtos, a Deca traz ainda peças conceito produzidas por impressão 3D, como o misturador para lavatório, a torneira para cozinha e um chuveiro com design premiado no IF Design Awards 2018 e pelo Museu da Casa Brasileira.
Já no momento presente, a arquiteta explora o design, o pioneirismo e a sustentabilidade da marca, expondo linhas Deca com grande identificação pelo público e que integram o portfólio com novos acabamentos e tecnologias. Em produtos para cozinha traz as cubas Dream (2019) e Supra Hide (2019), além do Misturador Twin Click (2020), que agregam praticidade à rotina. Para banheiros, reúne peças como os metais Link (2002); Duna Clássica (2014); Bica e acionamento Deca You (2023); Chuveiro Acqua Plus (2019); as cubas Slim (2022) e Inox (2022); as Bacias LK (2012) e Carrara (2023) e a Banheira Deca Senses (2023). Além disso, concentra uma variedade de louças e metais assinados por arquitetos e designers de referência, como Jader Almeida (2017), Arthur Casas (2020) e Ricardo Bello Dias (2020).
E reforçando a tradição e qualidade, o passado é representado por linhas antigas e reconhecidas da marca, trazendo uma conexão afetiva para o visitante. Ele contempla cores representativas, como vinho, bege e rosa, presentes em bacias, bidês, lavatórios e acessórios, além dos tons dourados, cromados e acetinados em torneiras, misturadores e chuveiros das linhas Diplomata (1969), Moen (1979), Mediterrâneo (1983); Maxim (1985); Tortuga (1989); Série Linea (1995) e Belle Epoque (1995). No total, mais de 50 peças retratam a temporalidade do morar.
O espaço traduz também o comprometimento da marca com a sustentabilidade. “Em Memórias Deca trazemos um olhar que vai além da apresentação dos produtos, estimulando uma reflexão sobre o papel que todos desempenhamos na preservação de recursos naturais. A Deca foi pioneira em criar soluções para economia de água em louças e metais, preocupação sempre presente e que reflete o compromisso com o planeta que desejamos ter no futuro”, destaca Fabiana Melo, gerente de Branding, Comunicação e CRM da Dexco.
A tecnologia economizadora de água Deca Comfort está presente em todos os metais para banheiros da marca, e o espaço vai abordar ainda, através de projeções e áudio guides, o compromisso histórico da Deca com a preservação desse recurso. A começar pela exposição da campanha Pingo, veiculada em 1971, que abordava o lançamento de um mecanismo de vedação para economia de água e que permitiu a Deca ser a primeira marca brasileira a ganhar o Leão de Bronze, na premiação de Cannes.
Neste sentido, as iniciativas se estendem também a produtos de outras marcas da Dexco. A linha Matéria, collab das marcas Castelatto e Deca, lançada este ano, está presente no piso do ambiente, reforçando o viés de sustentabilidade da Deca, uma vez que reutiliza o pitcher – recurso originário de louças sanitárias trituradas – como matéria-prima na composição do revestimento.
Um amplo lounge centralizado no percurso convida a uma pausa e contemplação imersiva da projeção em arte NFT – Atrator no Mar Profundo, da artista Tania Fraga. Ela propõe experiências contemplativas que variam a cada 15 minutos, sobre como as ondas do mar são sempre as mesmas e nunca mais as mesmas, a partir de técnicas de realidade virtual. No lado oposto, o tempo também ganha materialidade e valoriza o design nacional e atemporal de estofados.
Já os tapetes são expostos em versões centenárias de persa e produzidos a partir de materiais reciclados. Ainda no lounge, o visitante é apresentado a um grande quadro com um documento original da Cerâmica Jundiaiense, marco do início da Deca na produção de louças sanitárias, na década de 60.
Dando continuidade ao percurso do ambiente, uma grande estante abriga uma biblioteca com material gráfico manuseável. Assim, o que era digital se apresenta no analógico em livros, catálogos, revistas e miniaturas que resgatam a história da marca em diferentes épocas.
A sua frente, a bancada de experimentação é revestida com a lastra Recital BK, da marca Portinari. Nela, peças publicitárias e catálogos antigos revelam a história da marca até os dias atuais, além de amostras de revestimento de metais e de produtos, ilustrando a transformação ao longo dos anos. E, como para a Deca o futuro é colaborativo, nesta bancada, o visitante encontra um QR Code que dá acesso a uma pesquisa sobre o que se espera dos ambientes no futuro para ajudar a marca a construir este novo tempo.
Ao lado, o visitante encontra a bancada Fragmentos do passado, presente e futuro, que concentra 10 telas com projeções que trazem diversos conteúdos sobre a Deca, levando o visitante a uma imersão na marca em projetos de banheiro do futuro feitos com o uso de inteligência artificial.
Com a colaboração de grandes nomes da arquitetura, vão estimular o imaginário sobre espaços de relaxamento e autocuidado com propostas que transcendem a realidade atual. A ideia é ampliar as possibilidades de pensar o uso de produtos nestes ambientes hoje e como eles estarão inseridos no futuro, mesmo para além do nosso planeta. Será ainda projetado um acervo digitalizado de propagandas da marca.
Ao final, o paisagismo encerra o trajeto com um jardim em vasos, solução pronta para ser reutilizada em outros espaços, sendo também uma proposta sustentável de uso de plantas em projetos.
No ambiente será disponibilizado um QR Code que dá acesso ao áudio guide com conteúdo exclusivo sobre o conceito do espaço que guia o visitante pelas obras nele presentes.
A Deca está ainda em mais 43 ambientes da CASACOR de São Paulo com lançamentos e linhas de referência da marca.
Sobre a Deca
Com trajetória de mais de 70 anos, a Deca é a maior fabricante de louças e metais sanitários do Hemisfério Sul e líder no mercado brasileiro, além de exportadora para os quatro continentes. Faz parte da Dexco, maior casa de marcas do setor de construção, reforma e decoração do Brasil.
Tendo o design, qualidade e inovação como seus grandes diferenciais, os produtos Deca entregam soluções para transformar os espaços em ambientes únicos, inspiradores, onde a forma e função estão em total sinergia para trazer mais bem-estar, impacto positivo e cuidado na vida das pessoas. É realizadora do Prêmio Deca, que já está em sua 27ª edição – premiação de maior referência no segmento de arquitetura e design de interiores, que celebra o trabalho de grandes nomes da arquitetura e design nacionais e contribui na revelação de novos talentos.