Modernidade a favor da saúde

Projeto de centro de saúde localizado em Feira de Santana
demonstra como a arquitetura é aliada da humanização do
ambiente hospitalar.

Marcelo Negromonte

Pedro Hijo

O centro de saúde Niro, localizado em Feira de Santana, projetado pela arquiteta Jamile Lima, ganhou ares de modernidade em sua edificação, que transmitem o compromisso da empresa com a constante atualização e inovação.

O desafio do projeto ficou a cargo do terreno, já que a estrutura precisou ser ampliada no decorrer da obra. “Tivemos que ampliar o projeto para que pudéssemos aumentar o número de salas”, diz a profissional.

“Propusemos a inserção de materiais naturais e da vegetação nas principais áreas de convívio e circulação de pacientes”, comenta Jamile. Para aumentar a eficiência energética do prédio e contribuir para o conforto do usuário, Jamile optou pelo uso da iluminação natural. “A isso, aliamos também um projeto luminotécnico, que destaca o jogo de volumes na fachada. Utilizamos materiais modernos, que contribuem para um resultado funcional e estético comparável aos melhores centros de saúde do país”.

A arquiteta, que esteve presente desde o estudo do terreno até a aprovação da programação visual do prédio, acredita que só é possível criar um ambiente hospitalar humanizado com a inserção de um espaço físico que proporcione bem-estar, acolhimento e praticidade aos pacientes, corpo clínico e funcionários. “Essas foram as principais premissas do projeto da Niro e é o grande segredo do seu sucesso”, opina.

Leia também

Em destaque