Música “Casinha Branca” serviu de inspiração para o espaço de Wesley Lemos na CASACOR Sergipe

Renomado arquiteto sergipano projeta uma casa para ser o espaço Estesia Deca onde as sensações se conectam com a natureza e ser um lugar para o autoconhecimento unindo a Arquitetura e a Espiritualidade

O Arquiteto Wesley Lemos assina este ano o espaço Deca na CASACOR Sergipe, que acontece até 08 de dezembro, em uma casa no bairro de Atalaia, bem próximo ao mar. É neste contexto em contato com a natureza que o arquiteto cria o espaço “Estesia Deca”.

Inspirado na música “Casinha Branca”, do compositor Gilson, Wesley Lemos realiza seu sonho de construir uma casa do zero com 65m² de área construída e um jardim com 20m² com a assinatura da paisagista Lainy Lemos. Assim como a música, a casa é branca com dois telhados, com influência nos chalés e casas do campo.

O conceito deste projeto é baseado na simplicidade do arquétipo de uma casa, uma casa simples e singela, onde há quatro paredes apoiadas sobre tesouras de madeira e pilares. A interação do interior com o exterior faz-se necessária, criando uma perspectiva, um ponto de fuga para a natureza de um paisagismo tropical, pensado para envolver a atmosfera do acolhimento. É um espaço que traz solitude, com intenção própria de recolhimento, baseado em locais contemporâneos para cura espiritual, a cura da consciência. Tem um pouco de psicanálise, de autoconhecimento, de cuidado com a espiritualidade e retomada de consciência para quem irá utilizar o espaço. “É um espaço propício para leitura ou escrita de poesias, para apreciar uma música… Foi um espaço que deixamos para trazer a estesia, que é a tradução dessa formação de sentimento e bem-estar ao encontrar beleza no espectro da alegria e na busca do eu interior”, diz o arquiteto.

O espaço Deca da CASACOR-SE, ou Estesia Deca, é um verdadeiro refúgio que evoca tranquilidade e harmonia. Com uma paleta de cores claras, foi cuidadosamente projetado para transmitir leveza e acolhimento. A proposta central é criar um local ideal para descanso e leitura, onde os visitantes possam se desconectar do ritmo agitado do dia a dia. Elementos naturais são integrados ao espaço, promovendo um contato íntimo com a natureza e proporcionando uma experiência sensorial única. Cada detalhe foi pensado para incentivar momentos de reflexão e bem-estar, fazendo deste espaço um verdadeiro oásis de serenidade.

No layout deste projeto foram distribuídos, de forma compacta, ambientes que são comuns em casas, como: Banheiro, Suíte, Cozinha e Estar. O bailado harmonioso entre o “sentir” sutil e a visualização das linhas e formas, percorrem as obras de arte na decoração do ambiente, contando partes da história do arquiteto.

A sustentabilidade também é levada em consideração neste projeto com aberturas que possibilitam melhor conforto térmico, otimizando do uso da luz natural e da ventilação, criando ambientes internos bem iluminados e com boa qualidade do ar e o frescor do mar.

Leia também

Em destaque