Eles unem estilo e funcionalidade ao compor um novo olhar para a decoração de ambientes
Se você quer colocar uma divisória entre ambientes, mas se preocupa com a estética do resultado, a circulação de ar e a passagem de luz pelo espaço, um jeito simples de unir beleza e funcionalidade para resolver tudo isso é usando o cobogó na decoração. Eles são tijolos decorativos, elementos vazados feitos tradicionalmente em cerâmica, permitindo a sua inserção em diversos estilos de projeto.
Criação brasileira, o seu nome é resultado da junção de sílabas dos nomes de seus criadores: Amadei Coimbra, Ernest Boeckmann e Antônio de Góis, engenheiros pernambucanos que projetaram a peça em 1920 com a intenção de decorar e separar ambientes sem perder a passagem de ar. Atualmente, ele é pode ser visto em diversos materiais e aplicações, desde uma discreta divisória para a lavanderia ou banheiro até painéis, fachadas, paredes internas e muros em áreas externas.
Ele pode ser encontrado em diversos padrões de desenho, cor, materiais e acabamentos, permitindo uma utilização versátil e adicionando textura e profundidade à proposta. Além da cerâmica de pintura simples ou acetinada, é possível encontrá-lo também em concreto, vidro e gesso, por exemplo.
Harmonizado com o restante da decoração ou paisagismo de áreas externas, só tem a valorizar a decoração do entorno, conectando espaços, criando um efeito bonito e a sensação de casa arejada e confortável. Aplicado usando cores vibrantes, ele dará mais vida e alegria ao espaço, chamando atenção pelos recortes e colorido. Ou seja, mais do que um recurso para gerar boa iluminação e ventilação, esse tijolo decorativo é uma ótima escolha para tornar o ambiente mais charmoso e convidativo.
Gostou das dicas sobre como usar esse elemento vazado na decoração? Confira algumas imagens do cobogó e inspire-se.