O mar como vizinho

Projeto de arquiteta baiana privilegia a encantadora vista para o
mar do bairro da Barra, em Salvador.

Marcelo Negromonte

Pedro Hijo

Acordar com o mar de Salvador como vizinhos não é uma tarefa impossível para um advogado que desejou dar uma nova cara para seu apartamento, localizado no Morro Ipiranga, na capital baiana. O cliente solicitou à arquiteta Gabriela Viveiros um projeto de linguagem contemporânea, mas atemporal, que destacasse a linda vista para o mar.

Gabriela foi a profissional perfeita para tocar o projeto. Formada pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), com especialização em interiores, feita na Itália, ela atua há 20 anos em projetos arquitetônicos e de interiores, imprimindo seu traço marcante que mistura contemporaneidade e elegância.

“Para este projeto, pensamos em tirar o máximo partido da bela vista, por isso tiramos as esquadrias originais que separavam o living da varanda, assim, integramos todos os ambientes sociais”, conta Gabriela. A intenção era que o mar pudesse ser visto de todos os cômodos sociais.

A cozinha também teve algumas paredes demolidas, abrindo caminho para a sala. “Isso tornou o projeto mais moderno”, aponta. A cozinha pode ser fechada por painéis de correr, o que aumenta a sensação de amplitude dos ambientes.

Composto originalmente por quatro suítes, o apartamento ficou com duas suítes, sendo uma máster para o proprietário e outra para hóspedes. “Esta última também serve de gabinete para quando o cliente precisar trabalhar em casa”, comenta Gabriela. 

Leia também

Em destaque