Paisagem natural direciona o olhar em muitos dos projetos da CASACOR/SC em Florianópolis

Por
Jana Hoffmann

Imagina projetar um espaço com o privilégio de ter uma vista que mais parece uma fotografia, com uma paisagem que une mar, verde e um pôr do sol que inebria e convida à uma pausa sem pressa para a contemplação.

Na edição 2023 da CASACOR/SANTA CATARINA, em Florianópolis, muitos espaços aproveitam o cenário natural fazendo uma conexão direta com o entorno. Aqui, uma seleção de projetos que tiram partido da natureza privilegiada que permeia a localização do antigo Hotel Maria do Mar, no bairro João Paulo, ponto da mostra de decoração na Capital catarinense.

Casa Horizonte por Dimas Construções por Beatriz Zeglin Arquitetura

O escritório Beatriz Zeglin Arquitetura explorou toda a beleza da vista na “Casa Horizonte por Dimas Construções”, direcionando os olhos para diferentes ângulos a partir de grandes vãos com panos de vidro. Além de fazer o alargamento de aberturas já existentes na estrutura, outras foram criadas em pontos estratégicos, emoldurando, literalmente, o pôr do sol e também a baía da Costa do João Paulo.

Aqui, até o mobiliário usado foi selecionado pontualmente, evidenciando uma característica mais oriental, com o uso de peças baixas, rentes ao chão, justamente para não atrapalhar, muito menos bloquear o olhar. Ou seja: neste projeto a arquiteta dá um spoiler do potencial do residencial que a Dimas Construções – patrocinadora local da CasaCor SC – vai erguer na área do antigo Hotel Maria do Mar, após o término da exposição.

Casa C [Alma] por Mariana Maisonnave

Na casa C [Alma] a arquiteta Mariana Maisonnave explorou grandes vãos com portas-janelas para criar total integração com o meio externo, dando ainda maior amplitude ao ambiente de 120m², criado para proporcionar encontros e momentos de bem-estar. As esquadrias que demarcam todo o social vão do teto ao chão. Na área íntima, a profissional também não deixou que a natureza passasse despercebida. Atrás da cabeceira da cama, um generoso pano de vidro fixo deixa a beleza do cenário verde transparecer.

Casa Da Floresta por Michael Zanghelini

Michael Zanghelini criou a Casa da Floresta e o nome não poderia ser mais sugestivo. Para se aproximar ainda mais do mar e da vegetação existente, o arquiteto criou estruturas de 5 por 5 metros e jogou a casa para frente, abraçando propositalmente as árvores próximas do espaço. Ele explorou a morfologia do terreno, aproveitando ainda mais a conexão com o cenário natural a partir de alguns desníveis. Isso foi possível ao explorar na arquitetura da casa muitas aberturas a partir de vidros fixos, portas-janelas, janelas, claraboia. O arquiteto criou uma variedade de rasgos no vidro, em lugares estratégicos da casa, lançando o olhar para o mar e a floresta ao redor.

SERVIÇO:
O que: CASACOR/SANTA CATARINA
Quando: de 17 de setembro a 29 de outubro
Horários: de terça a sábado, incluindo os feriados, das 13h às 21h. Nos domingos das
13h às 19h.
Onde: Hotel Maria do Mar, no bairro João Paulo, em Florianópolis-SC
Portal: https://casacor.abril.com.br/

Leia também

Em destaque