Papel de parede e revestimento 3D — praticidade e requinte na decoração

Arquiteto Eduardo Matos e a designer de interiores Patrícia Souza apontam as vantagens de usar esses elementos e como fazer a melhor escolha para o seu ambiente

Foto: Divulgação

por Vívian Rodrigues

Muito usado entre as décadas de 50 e 70, o papel de parede voltou com força total nos últimos anos. A moda alia a praticidade do material com a extensa gama de opções de cores, padrões e texturas disponíveis no mercado, que permitem utilizá-lo em todos os ambientes da casa ou escritório, criando diferentes efeitos visuais. Já o revestimento 3D é mais recente; visto como uma novidade no mercado nacional, estas placas decorativas são usadas por quem quer impactar na decoração de um ambiente, unindo modernidade e sofisticação. A Revista Sacada ouviu o arquiteto Eduardo Matos e a designer interiores Patrícia Souza, sócios em um escritório de arq&decor em Feira de Santana, que apontam vantagens na utilização destes elementos e dão dicas para quem quer seguir a tendência.

Eduardo e Patrícia observam uma procura maior pelo papel de parede nos últimos seis anos e creditam isto ao crescimento da oferta do material no Brasil. “Antes não havia esta facilidade porque a maioria dos papéis eram importados e, com isso, o custo acabava sendo elevado. Hoje já temos uma variedade
de papéis nacionais e isso facilitou a utilização por todos os públicos. A gama de produtos é bem maior”, avalia a designer.

A escolha do papel

Papéis de parede que imitam madeira, renda, veludo e outros tecidos, com desenhos geométricos, florais ou cheios de brilho estão em alta. As possibilidades são diversas e por isso é preciso ficar atento ao efeito desejado. “Você pode trabalhar ele para chocar, com um padrão mais colorido e chamativo, como já utilizamos, ou para trazer aconchego, com tramas e tecidos de cores neutras”, pontua Eduardo.

Para Patrícia, quando o papel de parede é aplicado em todo o quarto, aconselha-se adotar um desenho mais discreto, que mantenha a harmonia necessária para o cômodo. Cores neutras, segundo ela, dão resultados mais duradouros. “Sempre aconselho o cliente a colocar um papel de parede de cor mais neutra, por conta das roupas de cama, para que ele não fique limitado. O papel de parede deve conversar com todo o resto do ambiente”, diz. “No entanto, quando há o interesse em colocar um padrão mais carregado no quarto, aconselhamos o cliente a colocar a cor carregada na cabeceira da cama, em um só ponto, para não cansar”, completa o arquiteto.

Opções com estampas florais e arabescos são tendência para quartos no estilo romântico. Já as cores quentes dão uma divisão mais íntima e aconchegante. Tons claros proporcionam ao local a sensação de calma e leveza. Para quartos infantis, mesclar desenhos e pontos lisos é a melhor opção para não pesar o ambiente e acompanhar o crescimento da criança.

Na sala, o papel de parede é uma das últimas coisas escolhidas em seus projetos. Então ele deve estar em harmonia com todas as outras referências, como o piso, os móveis e as cores das paredes. “Fazemos a composição, então ele é determinado no arremate, quando também são escolhidas a cortina, as almofadas, e cores de parede”.

A liberdade e ousadia ficam por conta do lavabo. Por ser um espaço sem muitos itens de decoração, o papel de parede surge como protagonista, e muitos buscam um efeito dramático. “Quando utilizamos o material no lavabo é para o cliente abrir a porta e dizer: “Uau!” (risos). Afinal, ele quer ali um resultado diferente e sofisticado. Não é aquela coisa comedida, romântica e leve do quarto. No lavabo, nós vamos do preto ao vermelho, tudo depende do efeito que queremos dar”, revelam.

O elemento também pode ser utilizado como recurso para dar amplidão. “Se o ambiente é pequeno, podemos utilizar o papel de parede para dar um efeito de amplitude no local. Usar listras horizontais dá a ideia de mais espaço, e listras verticais dão a impressão de um pé direito é maior”, pontua o arquiteto. O crucial é combinar a ferramenta de decoração com o estilo do espaço e a personalidade dos clientes.

Prático, versátil e de fácil aplicação

Alguns incômodos trazidos pela tinta de parede não existem quando se trata da aplicação do papel. “Você pode mudar a cara de um ambiente de forma muito rápida, sem quebra-quebra. Em duas horas, você o aplica em uma parede e está tudo pronto. Sem sujeira, sem bagunça e sem cheiro. E algumas lojas, como a Buttike de Puxadores, oferecem o produto em pronta-entrega. Para o melhor resultado, a preparação da parede, que deve estar nivelada e bem acabada, é fundamental. Observe se tem umidade, que acaba danificando e manchando”, aconselham.

O material pode ser usado em várias superfícies, como forros e MDF. Há no mercado ofertas de papéis vinílicos e impermeáveis, que são laváveis e colocados em diversos ambientes. “Bem aplicado e na superfície perfeita, ele pode durar até dez anos, mas os clientes sempre trocam antes disso, porque querem mudar a decoração”, revelam.

No mercado, há uma ampla variedade de modelos nacionais e importados. Os valores dos rolos para cinco metros variam de R$ 150 a R$ 2mil. Estes, mais sofisticados, são produzidos em mica, minerais triturados que dão um incrível efeito de textura e brilho para os ambientes sofisticados. Na aplicação, para evitar emendas irregulares nos desenhos, os profissionais indicam a contratação de um profissional.

Revestimento tridimensional

Os revestimentos 3D estão em alta no universo da decoração de interiores e vêm encantando quem busca uma decoração moderna e elegante. Os pontos positivos destas placas decorativas tridimensionais são a praticidade, leveza, durabilidade e, sem dúvida, seu efeito estético de impacto. Este elemento transforma qualquer superfície em um item de apreciação.

Ao “vestir” a sua parede com este material, fique atento também à iluminação aplicada (diferenciada e pontual para valorizar o projeto) e à decoração, que não deve se sobrepor ao revestimento. “Ele deve ser colocado naquela parede que você quer dar um destaque. Já utilizamos este elemento em projetos no hall de entrada, recepção, salas de jantar, moldura de espelho…. As possibilidades são inúmeras, mas sempre fazendo com que aquela parede se torne o personagem principal, usando a decoração certa, senão você vai “brigar” com tanta informação”, afirma Patrícia.

Formas geométricas, letras em auto relevo, florais, design ondulado ou abstrato. São diversos modelos, cores, texturas e tramas disponíveis no mercado que fazem um verdadeiro convite ao toque. As placas ainda podem ser pintadas, o que confere mais personalidade ao produto. Contemporânea, a peça agrega arte e sofisticação através das suas formas marcantes.

Os revestimentos 3D são encontrados em cimentícios, MDF, fibra, PVC, porcelanato, entre outros, e podem ser adquiridos em paineis ou placas, geralmente de 60 x 60cm. “É um material prático, leve e de fácil manutenção. Pode ser aplicado na etapa final da obra e em diversas superfícies, como forros, drywall, portas, cabeceira de cama, painel de TV e em diversos cômodos. Algumas opções também podem revestir áreas externas e fachadas. Dá um efeito muito interessante a padronagem dele”, considera Eduardo.

Leia também

Em destaque