Para partilhar momentos de descontração

Projeto de uma casa em Feira de Santana otimiza espaços favorecendo momentos de descontração entre familiares e amigo. 

Thiago Teles

Por Valéria Silva

Casal proprietário de uma casa de 200 m² no bairro da Santa Mônica, em Feira de Santana, desejava que o ambiente da sua residência fosse confortável, pois gosta de receber amigos e familiares para partilharem momentos de descontração. Neste contexto, os moradores queriam otimizar os espaços e primavam por uma cozinha onde pudessem além de cozinhar, bater um papo com os convidados.

Renata Melo, designer contratada para fazer o projeto desta residência, adotou o estilo contemporâneo, um conceito que reflete a personalidade dos clientes. “A cozinha integrada à sala de jantar foi projetada para ser o centro das atenções da casa, afinal, a cliente gosta muito de cozinhar para visitas e familiares”, afirma a designer, salientando que foi satisfatório realizar esse trabalho, pois o visual contemporâneo estimula o novo, o diferente, sem deixar as raízes históricas para trás.

Segundo a designer, otimização e conforto do espaço foram os objetivos principais desse projeto. “Além disso, foi possível unir os desejos em comum do casal com elementos decorativos que trouxeram de viagens internacionais, como também as escolhas de objetos e móveis que izemos juntos”, conta Renata, que primou pela praticidade e amplitude de todos os ambientes.

O projeto luminotécnico foi pensando para ressaltar e trazer aconchego ao espaço. Para dar destaque nas lâmpadas de led, foi feito no gesso um rasgo quadrado com fitas de led ao redor.

Para dar luminosidade à bancada, foram colocadas fi tas de led abaixo dos armários, resultando num ambiente contemporâneo, claro, ideal para cozinhar e interagir com visitantes e familiares. Para trazer a sensação de amplitude, a cozinha conta com armários em tons neutros, com portas espelhadas e pastilha espelhada acima do rodopia. Além disso, a cliente queria um ambiente claro, onde pudesse ver tudo que estava na cozinha sem sentir o ambiente poluído. Para isso, a designer utilizou o marmoglass branco na bancada e na rodopia, que traz sensação de clareza e amplitude, facilitando a visualização do manuseio de qualquer tipo de alimento.

A luminosidade da sala de jantar com pé direito duplo é acentuada com o pendente moderno em forma de bola. Para compor o espaço, mesa em aço inox com tampo de vidro com cadeiras em acrílico branco. As cortinas em linho, além de embelezar, permitem dosar a quantidade de luz desejada para o ambiente.

Desenhada pela designer, a escada que dá acesso à área intima da casa possui estrutura em aço e guarda corpo e degraus em vidro verde. O espaço abaixo da escada foi usado para uso de uma cristaleira toda em vidro fechado e armários de madeira para guardar louças e objetos funcionais, que também foram desenhados pela designer. “A Cristaleira abre com sistema de toque, sendo de fácil acesso para os proprietários e visitantes utilizarem os cristais”, comenta Renata.

Na área gourmet, por ser um espaço eclético, foi colocado mesa em estilo rústico, com cadeiras amarelas que dão um tom de alegria ao recinto. “A utilização da cor quente amarela com o tom frio do azul proporciona harmonia ao ambiente”, explica, ressaltando que foi realizado um projeto de sonorização para causar sensações de aconchego a esse ambiente.

Para o lavabo, foi utilizado spots direcionáveis para dar o efeito de iluminação pontual e bancada em silestone azul estelar, com cuba dourada e revestimento em estampa na cor azul. O espelho vintage dá um toque clássico ao ambiente, unindo-se aos materiais utilizados com sutileza do seu estilo. Na prateleira mini objetos decoram e contam histórias das viagens feitas pelo casal. 

Leia também

Em destaque