Projeto arquitetônico do futuro que reconstruiu escola estadual em São Sebastião

Destruída pelas fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte paulista, a Escola Estadual Plinio Gonçalves de Oliveira Santos recebe projeto exclusivo de Fernando Brandão

Após temporal que atingiu o litoral Norte de São Paulo, em fevereiro de 2023, as chuvas deixaram rastros devastadores, principalmente na região de São Sebastião, onde muitas residências, instituições públicas e privadas ficaram arruinadas. Dentre as instituições afetadas na região, a Escola Estadual Plinio Gonçalves de Oliveira Santos foi uma das que sofreu danos e perda de sua infraestrutura, com exceção do ginásio do colégio, que teve sua configuração preservada e então adaptada para abrigar as aulas no período que sucedeu.

Para solucionar as urgências o mais breve possível, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Educação e a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), rapidamente tomou medidas urgentes para amenizar a destruição e reconstruir a região. Para um projeto inovador e futurístico, convidou o arquiteto de carreira internacional, Fernando Brandão para reinventar e criar uma nova história para a Escola E.E. Plinio Gonçalves de Oliveira Santos, aproveitando a forte estrutura do antigo ginásio.

Fernando é natural da cidade de São Paulo, onde se formou em 1983 como arquiteto, e desde então vem recebendo diversos prêmios do setor. O profissional já foi diretor e vice-presidente da AsBEA (Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura), além de ter um escritório em Shangai/China e lecionar desde 2010 na DeTao Masters Academy em parceria com a Peking University e Fudan Shanghai University. Foi com esse currículo, e um viés futurista e revolucionário, que Fernando Brandão desenvolveu o projeto que promete reinventar a arquitetura escolar brasileira. Economizar o máximo financeiramente sem comprometer e até potencializar a qualidade do ambiente e da infraestrutura educacional são os pilares do trabalho.

Como em diversos setores, a educação está em constante evolução, as necessidades e as demandas estão mudando, assim como as tecnologias e abordagens pedagógicas, e o arquiteto acredita que as salas de aulas precisam acompanhar essas tendências. Para destrinchar e entender as principais características do projeto é necessário pontuar os destaques do ponto de vista físico. Confira!

Flexibilidade e Eficiência Espacial – Mobiliário Modular
Visando espaços mais flexíveis, o mobiliário será fácil de mover e reconfigurar, permitindo múltiplos arranjos para acomodar diferentes estilos de aprendizagem, como aprendizagem colaborativa, instrução direta ou aprendizagem baseada em projeto, desde aulas expositivas até atividades práticas. A eliminação dos corredores tradicionais também significa mais eficiência, onde cada metro quadrado pode ser usado de forma mais eficaz para fins educacionais. E menos espaço desperdiçado pode resultar em menores custos de construção e manutenção, bem como em maior eficiência energética.

Tecnologia Integrada
O projeto contará com equipamento de alta tecnologia, como quadros interativos e telas sensíveis ao toque, que facilitarão a interatividade e o engajamento. A realidade aumentada e virtual também estará presente, podendo ser integrada para oferecer experiências mais imersivas.

Conforto e Bem-Estar
A proposta ainda conta com iluminação adaptável, que poderá se ajustar automaticamente de acordo com as necessidades, melhorando o bem-estar e o foco dos alunos. Uma acústica aprimorada será implantada, e os painéis acústicos e o design focado na redução de ruído ambiental asseguram melhorar a qualidade do ambiente de aprendizagem.

Sustentabilidade e Acessibilidade
Outro ponto importante do projeto é a utilização de materiais reciclados e sustentáveis para o mobiliário e a construção, além da incorporação de energia solar ou outras formas de energia renovável para alimentar as salas de aula.

Espaços Dedicados e Acessíveis
Para conseguir distribuir todas as áreas essenciais da escola aproveitando a estrutura do ginásio, todos os espaços serão dedicados para suas específicas propostas, como zonas de silêncio, espaços projetados especificamente para leitura ou estudo silencioso, e áreas para colaboração, espaços designados para trabalhos em grupo e colaboração. A escola terá um design inclusivo e as salas de aula serão acessíveis para pessoas com diferentes necessidades, incluindo rampas para cadeiras de rodas, legendas para audição prejudicada, entre outros.

Aspectos Sociais e Pedagógicos
A ausência de corredores e a presença de zonas de transição incentivam a interação e a colaboração entre alunos e professores. Em um layout mais aberto e integrado, os educadores ainda podem ter uma visão mais clara das áreas comuns, o que pode melhorar a segurança e a supervisão.

Desafios
Como em todo projeto, existem algumas adversidades que precisam ser analisadas. Neste caso, dentre os maiores desafios está a privacidade e o ruído, onde a proposta pode apresentar dificuldades no controle desses aspectos pois o design é consideravelmente aberto. Para isso, soluções acústicas e o uso de materiais de isolamento sonoro podem ser necessários. Um design não tradicional também pode enfrentar obstáculos regulatórios, como códigos de construção e segurança, que requerem corredores para evacuação de emergência. Isso requer planejamento cuidadoso e possivelmente soluções de design inovadoras.

A E.E. Plinio Gonçalves de Oliveria Santos será inaugurada dia 15 de fevereiro de 2024, e promete ser a pioneira nesse estilo de projeto, pois cada uma dessas características pode ser adaptada de acordo com as necessidades específicas de uma escola ou sistema educacional, mantendo o objetivo final que é criar um ambiente que seja conducente à aprendizagem, seja flexível e possa se adaptar às mudanças rápidas na educação e na tecnologia.

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