Projeto da arquiteta Daiana Fernandes transforma espaço de startup em ambiente acolhedor e integrado

A proposta da arquiteta foi criar um ambiente funcional e ágil, que refletisse a logística interna diferenciada da MpontoM

Fotos: Arquivo pessoal Daiana Fernandes

Arquiteta Daiana Fernandes (Foto: divulgação)

A arquiteta Daiana Fernandes idealizou o projeto de reforma e interiores para a startup MpontoM, que desenvolve soluções para otimização de resultados e performance no varejo. Localizada no CEO Salvados Shopping, a empresa contava com um espaço de 71m² que precisava ser adaptado às suas necessidades e identidade.

A proposta da arquiteta foi criar um ambiente funcional e ágil, que refletisse a logística interna diferenciada da MpontoM. A empresa tem um modelo de negócio que valoriza a autonomia dos funcionários em relação aos horários de trabalho, priorizando os resultados. Esse aspecto foi levado em conta no projeto, que foi desenvolvido com base nas necessidades das diferentes áreas da empresa.

O projeto abrangeu a sala de reunião, sala de produção, sala do CEO, sala do financeiro, sala do supervisor, copa, refeitório, sanitários, além da recepção e espaço de convivência que denominamos espaço de descompressão. O grande destaque foi o espaço de descompressão, um ambiente lúdico e descontraído criado para promover a integração da equipe. Com puffs e um balanço, o ambiente foi implantado no coração do projeto, no centro do escritório, em conexão com as demais salas e a recepção.

A proposta para a recepção da empresa foi pontual, criando um ambiente intimista com o apoio de duas poltronas logo na entrada do escritório. A escolha de móveis com design minimalista trouxe leveza para o pequeno espaço e não interferiu na visualização do grande painel adesivado que foi criado na parede. O painel foi elaborado com base no método do design thinking, envolvendo os próprios usuários da empresa na sua criação. A arte incluiu dados e indicadores fornecidos pela empresa aos seus clientes, tornando o painel um elemento de destaque criado pelos próprios funcionários.

O projeto apresentou alguns desafios, como o prazo apertado para desenvolvimento, execução da obra e montagem dos armários em apenas 40 dias. No entanto, a arquiteta conseguiu cumprir todos os prazos estabelecidos e entregar um ambiente funcional, aconchegante e integrado para a equipe da MpontoM. 

Leia também

Em destaque