Projeto Semeando Arte e Vida realiza intervenções artísticas em escola

A ação foi idealizada pela arquiteta Isis Santana

Foto: Arquivo Isis Santana

Por Camila Novaes

Com o objetivo de levar um atrativo a mais ao espaço, o Projeto Semeando Arte e Vida realiza intervenção na Escola Padre Giovani Ciresola. A ação foi idealizada pela arquiteta Isis Santana após ser convidada para fazer o layout do projeto “artesanato com pneus”, de Thaís Moreira com a Irmã Solange. A intenção é inserir a sustentabilidade no espaço, ampliando a qualidade do mesmo.

Inicialmente, a área de convivência das crianças será transformada em uma praça, um espaço reservado para brincadeiras e jogos que desenvolvam o raciocínio. A pavimentação garantirá a permeabilidade do solo com o uso de pisos intertravados. O que seria lixo será reutilizado, o uso de reuso de pneus descartados fará parte do mobiliário da escola.

As crianças poderão curtir bastante a intervenção feita pelo projeto, elas tiveram um papel essencial na grafitagem dos muros, em uma aula ministrada pelos artistas Kbeça e Luis Gusta. A proposta foi a valorização da arte, além da estética do local.

“Inserir as crianças nas atividades contribui para a conscientização ambiental das mesmas, além da manutenção do projeto. A intenção é que através disso elas venham a valorizar mais o espaço, pois participaram de todo o processo, vão olhar e lembrar de como foi divertido, além de terem as suas criatividades aguçadas”, afirma Isis Santana.

O projeto leva à espaços intervenções artísticas, urbanas e arquitetônicas, com o objetivo da inserção de elementos sustentáveis e conscientização de quem utiliza o local. A maior interação entre os usuários com a inserção da arte em locais carentes da sociedade é uma prioridade.

Segundo Isis, a maior dificuldade hoje é encontrar pessoas que tenham interesse em doar recursos necessários para a intervenção, já que o trabalho é desenvolvido através de parcerias.

Leia também

Em destaque