Recamier: simplesmente sentar deitado

Conferindo elegância aos ambientes, eles são ótimos para relaxar após um dia de trabalho, para ler um livro ou assistir TV 

Foto: Sacada

Para os momentos de descanso e reflexão, o recamier é uma peça tradicionalíssima do mobiliário. Embora tenha sido usado desde o Egito Antigo, a História conta que o móvel teve seu nome eternizado pela pintura feita pelo artista francês Jacques-Louis David da jovem Julie Bernard, a Madame Récamier, apoiada no móvel. Ela foi simplesmente uma das moças mais notáveis de sua época e, aos 23 anos, foi retratada no quadro. Considerada uma heroína por se opor aos ideais de Napoleão, o móvel leva o nome em sua homenagem.

Passados os séculos e vários designers depois, ao recamier foram conferidos formatos e materiais diversos, mas o princípio de repouso com o conforto das pernas estendidas tranquilamente num “sentar deitado” continua o mesmo. Conferindo elegância aos ambientes, eles são ótimos para relaxar após um dia de trabalho, ler um livro ou assistir TV.

Combinado às suas múltiplas utilidades, este móvel pode facilmente ser usado também como artigo de decoração não somente em quartos, combinando com a cabeceira da cama, mas também em livings e home theaters.

Foto: Sacada

Foto: Sacada

Leia também

Em destaque