Com uma área total de 7.600m², o complexo preencherá uma lacuna na cultura baiana, oferecendo uma programação cultural diversificada e formação profissional para o universo musical.
Com a assinatura da Sotero Arquitetos, as obras do Complexo Cidade da Música da Bahia começaram para a construção de mais dois edifícios no conjunto. O complexo, que já conta com o Museu em funcionamento, terá ainda a Casa de Espetáculos e a Escola de Arte e Tecnologia, com 7.600,00m2 dedicados exclusivamente ao tema da música. Esses importantes equipamentos preencherão uma lacuna na consolidação desse símbolo da cultura baiana, resgatando sua memória, estimulando a produção de novos artistas e oferecendo formação profissionalizante para a arquitetura do espetáculo. Além disso, haverá mais dois espaços para apresentações musicais em Salvador.
A Casa de Espetáculo será construída a partir da restauração de uma ruína histórica, com aplicação das mais modernas tecnologias atuais, incluindo madeira laminada colada, cenotecnia e equipamentos. A sala de apresentações foi projetada como uma “black box”, o que permite diferentes configurações de layout conforme a demanda de cada espetáculo.
Já o edifício da Escola de Arte e Tecnologia contará com um café no térreo, que poderá receber pequenas apresentações, além de uma sala de concertos, uma sala de exposições, biblioteca, três estúdios de ensaios e gravações, um rooftop com bar e mirante da cidade, e salas de aula, oficinas e salas temáticas em cada disciplina. Essas disciplinas incluem gravações em áudio e vídeo, monitorização de shows, iluminação cênica, cenários, figurinos, cabelo e maquiagem, produção musical e streaming, entre outras voltadas para o universo musical.
O Complexo Cidade da Música da Bahia representa um divisor de águas para a cultura musical baiana. Trata-se de um equipamento de referência, que certamente se tornará uma visita obrigatória para turistas e moradores da cidade.