Considerada uma das mais importantes vitrines do mercado de arquitetura e decoração, a CASACOR Minas celebra 30 anos de atuação com espaços assinados por grandes profissionais das áreas de arquitetura, design de interiores e paisagismo.
Apresentando uma seleção de projetos desenvolvidos por um time experiente de arquitetos, designers e paisagistas de diversas regiões do estado, a CASACOR Minas segue até este domingo, dia 05 de outubro oferecendo uma extensa variedade de conteúdo. Desta forma, a mostra contribui para levar inspiração, conhecimento e experiências diversas aos visitantes. O principal objetivo da mostra é refletir sobre a contribuição da arquitetura, do design e do convívio com o verde, além de apresentar projetos que evidenciem os caminhos do mercado e os reflexos das mudanças globais nas moradias e nos espaços de convivência e de trabalho.
Inspiração e tendências reunidas em um só lugar
A CASACOR Minas aguça o imaginário das pessoas ao apresentar projetos que podem ser considerados referências, como é o caso do Closet Dell Ano, que tem projeto assinado por Cris Capanema. A ideia foi apresentar uma espécie de closet dos sonhos de qualquer visitante. O espaço generoso, tem arquitetura que explora a fluidez orgânica formando um percurso único. A marcenaria de altíssimo padrão, a presença da tecnologia, por meio da automação assinada pela Tecai, e os revestimentos surpreendentes, reforçam as características únicas do projeto.

Outro espaço que chama a atenção nesta edição, pelo caráter inspiracional, é a Sala dos Espelhos, da Esc Arquitetura. Com ares de instalação, ela provoca o visitante, evidenciando de forma simbólica o ritual do encontro em torno da mesa. Um projeto que celebra o design nacional, a arte popular e a poesia.

A Suíte Hotel Ouro do Cerrado, de Sérgio Viana, tem inspiração nos elementos históricos, mas é dotada de modernidade, reforçando o caráter conteporâneo. Fugindo da ostentação, o arquiteto evidenciou no projeto o conforto e o acolhimento, priorizando o bem-estar do hóspede. O resultado é um convite à permanência.

Bruna de Sá e Chico Casarões se inspiraram na Serra da Curral para criar o Curvas do Interior, Texturas do Tempo. O banheiro de uso público tem presença abundante do mármore marrom, com traços nas cores branco e cinza, extraído na região de Barroso/MG, traduzindo por meio de seus veios marcantes, a paisagem e as riquezas do estado. A presença da vegetação aproxima do conceito inicial.

O Espaço Singular, de Ana Paula Paolinelli, propõe uma nova leitura para o living integrado ao jantar. Um lugar para celebrar o agora com leveza e originalidade, em um cenário contemporâneo, elegante e acolhedor. O projeto foge do convencional e lança um novo olhar sobre layout e a escolha de mobiliário: cada peça escolhida retrata uma tendência em evolução.

No Hall Entretempos, Janaina Araujo propõe uma intervenção sutil que preserva a arquitetura Art Déco, e cria uma atmosfera entre passado e futuro. O mobiliário, reforça o diálogo entre memória e atualidade, apresentação uma seleção de peças icônicas do design, aliada à uma mesa desenvolvida pela arquiteta especialmente para o projeto.

A Varanda Encontro, de Bruna Raid, brinca com formas e volumes de um jeito conciso, balizado pela curadoria precisa do mobiliário e dos acabamentos, formando um living a céu aberto.

Sobre a CASACOR Minas
Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a mais completa mostra de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, designers de interiores e paisagistas e em 2025 chega à sua 30ª edição em Minas Gerais, com 17 praças nacionais (São Paulo, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Ribeirão Preto e Tocantins), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).