Uso de novas tecnologias em edificações: luxo ou necessidade?

“Na área de sustentabilidade o número de oportunidades de melhoria com o uso de novas tecnologias é notável. Não é difícil perceber o cenário crítico que o setor energético está enfrentando no Brasil”, afirma Weber dos Anjos.

Foto: Divulgação

Por Weber dos Anjos, Engenheiro Eletricista e Sócio-diretor da AptHouse Automação e Sonorização

Muito se fala em casas do futuro e prédios inteligentes…mas será que estão claras as possibilidades existentes para o uso de novas tecnologias nas edificações atuais?

Sempre que trata-se do uso de soluções tecnológicas em residências, empresas ou qualquer espaço de convivência, há um destaque muito grande para os benefícios gerados associados ao conforto, bem estar e entretenimento. Dessa maneira, não é difícil destacar o luxo como principal argumento para implementar novidades tecnológicas nas edificações, como muitos podem pensar quando se fala em sistemas de automação residencial, por exemplo. Porém, vale destacar que esse é apenas um dos aspectos e, como deve ficar claro com o passar do tempo, não é o principal.

O uso dessas tecnologias permite avanços significativos em outras áreas. A segurança já é vista por alguns como algo de extrema necessidade diretamente ligado à tecnologia, como o uso de câmeras, cercas elétricas e sensores de presença. Por outro lado, poucos conseguem perceber o impacto direto que pode ser causado pelo uso de equipamentos eletro-eletrônicos em aspectos como acessibilidade e sustentabilidade.

Cada vez mais está sendo discutida a importância de espaços acessíveis (no sentido pleno da palavra), onde permitam uma maior autonomia aos moradores ou frequentadores do ambiente. Além dos cuidados necessários no projeto arquitetônico, a tecnologia oferece condições de atividades simples do dia a dia poderem ser executadas por todos, inclusive pessoas com deficiências ou limitações. Por exemplo, o controle de equipamentos de áudio e vídeo, assim como a iluminação, pode ser feito através de telas sensíveis ao toque personalizadas ou de dispositivos sem fio facilmente manuseados.

Na área de sustentabilidade o número de oportunidades de melhoria com o uso de novas tecnologias é notável. Não é difícil perceber o cenário crítico que o setor energético está enfrentando no Brasil. A alta dependência pelas usinas hidrelétricas, juntamente com os altos custos e níveis de poluição envolvidos na geração de energia pelas termelétricas, apontam como única saída o aumento do uso da energia solar como fonte de geração de energia. Essa tecnologia permite ao consumidor uma redução direta do custo com eletricidade, além do uso de uma fonte com baixíssimo impacto ambiental. Apesar do Brasil ter um dos maiores potenciais de geração do mundo, os benefícios dessa tecnologia são pouco conhecidos por grande parte da população.

Por fim, enquanto o uso de novas tecnologias em casas ou empresas for visto como algo inalcançável pelo consumidor, muitas oportunidades de melhorias reais serão deixadas de lado. Porém, como outros produtos vistos dessa maneira no passado, e que hoje são utilizados por praticamente todos, o uso dessas tecnologias será naturalmente ampliado nas edificações. Cabe a cada um avaliar se o momento já chegou e aproveitar para usufruir dos benefícios agora mesmo.

Artigo publicado na versão impressa da revista Sacada

Leia também

Em destaque