Va Bene Gourmet

“Para criar e desenvolver espaços que encantem e emocionem, temos que estar alinhados com as ideias, técnicas e tendências “, afirma Milla de Oliveira

Foto: Tito Coccorese

por Milla de Oliveira, arquiteta

A arquitetura para restaurantes, em um momento que a gastronomia nunca esteve tão em alta no Brasil, ganha força e se expressa em projetos para lá de personalizados.

Eles estão cada vez mais em ascensão; as inovações da culinária gourmet e os reality shows, nos quais aspirantes a chefs de cozinha competem por um tão sonhado prêmio e por notoriedade, e os restaurantes, principalmente com essa linguagem gourmet, vão ganhando ainda mais força. Só de falar nas comidas que logo o nosso apetite se abre e desperta a vontade de sair e explorar um novo restaurante.

Em Aracaju já existem ótimas opções gastronômicas para todos os gostos e bolsos. Mas, diante de tanta oferta – e tanta demanda – como um restaurante faz para se destacar em meio a tantos outros? Como ser diferente e não apenas mais um? Investir em um bom projeto de arquitetura para restaurantes será certamente uma das maneiras mais eficientes para achar seu espaço nesse mercado tão concorrido.

Como em qualquer projeto arquitetônico de sucesso, é importante prestar atenção nas tendências e, claro, na imagem que o restaurante deseja comunicar. Ele será voltado para famílias, para jovens badalados? Terá um menu mais sofisticado ou mais acessível? Estará em uma região com muitos outros restaurantes? Terá a assinatura de algum chef renomado ou faz parte de alguma rede já conhecida?

Nessa fase inicial é sempre importante uma boa conversa entre arquiteto e cliente para um bom alinhamento de todas essas informações. E aí foi o “ponto x” deste projeto: os jovens clientes, um italiano, chef profissional, residente no Brasil há pouco mais de 4 anos e um ítalo-brasileiro que, além de ser um publicitário apaixonado por gastronomia, é também fascinado por arquitetura (está estudando para em breve ser um colega de profissão), colaboraram e contribuíram bastante para a concepção do Va Bene Gourmet, no que podemos chamar de um projeto realizado em parceria e sintonia com o cliente que resultou em um espaço encantador e único.

O que foi fascinante projetar!

Para criar e desenvolver espaços que encantem e emocionem, temos que estar alinhados com as ideias, técnicas e tendências utilizando soluções dinâmicas, eficientes e práticas. E neste projeto cada detalhe se encaixava de forma harmoniosa. Da escolha dos materiais aos detalhes de decoração, a sintonia entre arquiteto e cliente foi a chave para o sucesso deste elegante bistrô. Com tudo isso, o resultado não poderia ser diferente! Um espaço compacto e bem aproveitado, apresentando toda a história de suas famílias, que são italianas, em cada detalhe da decoração, e aproveitando cada possibilidade para relembrar histórias e momentos em família.

O Va Bene Gourmet oferece um cardápio diversificado, com pizzas e pratos elaborados ao melhor estilo da culinária Italiana, com um ambiente sofisticado e ao mesmo tempo retrô, onde a nostalgia é um convite a uma verdadeira viagem entre sabores, ótimos vinhos e grandes lembranças.

E, seguindo as tendências, hoje os restaurantes são mais visíveis expostos do que reservados. Em um espaço como esse, situado em um Mall Empresarial, não poderia ser diferente, até porque o objetivo é ser visto e, claro, ser lembrado! O que resta dizer então: parabéns a nós três e buon appetito!!!

Artigo publicado na versão impressa da revista Sacada.

Leia também

Em destaque