As suas principais influências e inspirações surgem através de suas viagens, hobby favorito da arquiteta.
Graduada em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1985, e especialista na área de Conforto Térmico, Josete Garcez Moura Mercês vem atuando com muita vivacidade no mercado. As suas principais influências e inspirações surgem através de suas viagens, hobby favorito da arquiteta. “Amo viajar, mas, para mim, viajar não é apenas conhecer superficialmente um outro lugar. Como diz o poeta Mario Quintana, “Viajar é mudar a roupa da alma”. Quando viajo, busco ampliar também meus horizontes de trabalho”, destaca.
Para a arquiteta, conceber um novo projeto, mais que um mero desafio, é um prazer. “Todos os projetos que faço são desafios gostosos. Trabalho com a criatividade, mas sempre impondo limites de espaços e custos. É de fundamental importância sintonizar o meu projeto com o do cliente. Cada projeto tem uma particularidade”, observa.
Josete Garcez diz que, apesar de trabalhar mais com arquitetura de interiores, prefere realizar projetos arquitetônicos. “Algo que me deixa fascinada é a ideia de fazer restaurantes, mexe muito com a criatividade e a parte técnica. O arquiteto deixa-se levar mais solto. Isso é maravilhoso, embora eu não tenha muita oportunidade de realizar esse tipo de trabalho, mas me interessa bastante”, afirma.
De acordo com Josete Garcez, o trabalho de um arquiteto é parecido com o de um psicólogo. “Criamos um vínculo muito intenso com o cliente, onde precisamos ouvir e compreender suas necessidades, além de superar suas expectativas e ajudar na realização de sonhos. Gosto de fazer coisas minuciosas, onde eu trabalhe mais com o cliente. Por isso meu trabalho está mais voltado à realização do ideal de lar das pessoas”, pontua.
Na opinião da arquiteta, o mercado feirense é bastante promissor, principalmente na área da construção civil. No entanto, para ela, é necessário um maior esclarecimento sobre o papel de cada profissional que atua nessa área. “É fundamental mostrar à população as diferenças entre um arquiteto e um engenheiro civil. Cada um tem um papel importantíssimo, mas são atuações diferentes. O arquiteto é responsável pelo projeto e o engenheiro civil pela execução do mesmo. Saber isso faz toda a diferença e permite que o cliente busque o profissional certo”, ressalta.
Josete Garcez revela que está muito feliz com a possibilidade de seu filho mais novo, Adriano Garcez, trabalhar com ela. “Ele está se formando em arquitetura esse mês. Há grandes possibilidades de ele vir a trabalhar comigo. Vai ser maravilhoso. Acredito que, com minha experiência e os novos conhecimentos do meu filho, vamos desenvolver excelentes projetos”, avalia.