Projeto Vivapark Porto Belo, em Santa Catarina, já atrai gigantes da tecnologia como Furukawa e Dahua Technology
Inspirado em tendências mundiais de planejamento urbano que privilegiam as relações humanas, une espaços de moradia, trabalho, educação, lazer e cultura apoiados por uma infraestrutura de alta tecnologia e contará com uma área verde de mais de 138 mil m2. O empreendimento possui padrão internacional de sustentabilidade por meio da certificação LEED for Communities, principal sistema global de avaliação de qualidade de vida em uma comunidade, e alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
“Trata-se de um projeto inovador baseado em sustentabilidade que vem ao encontro das soluções e novos produtos que a Furukawa está desenvolvendo”, afirma Guilherme Benavides que atua na área de Engenharia de Aplicações da Furukawa.
Para Roderjan Volaco, este é um dos pontos decisivos do projeto. “Ter a Furukawa conosco engrandece ainda mais o Vivapark porque garante um resultado excepcional no que diz respeito à qualidade de transmissão de dados além da alta capacidade e disponibilidade da rede”, afirma o presidente.
A solução de infraestrutura de rede fornecida pela Furukawa para o Vivapark Porto Belo, chamada Laserway, contempla todos os elementos de rede passiva e, também, equipamentos ativos de rede que irão suportar um projeto completo para atender necessidades como CFTV, circuito de câmeras de segurança, serviços de telecomunicações, de internet, voz e dados, a internet das coisas (IoT) incorporada em todos os dispositivos de monitoramento remoto, serviços de wi-fi, entre outros recursos que farão parte do ecossistema tecnológico do bairro. “Todos esses recursos e serviços estarão integrados em uma única rede de fibra óptica, o que traz uma economia significativa ao projeto como um todo”, diz Fabio Kenji.
Além disso, as soluções Furukawa estão voltadas ao conceito de sustentabilidade que é um dos pilares do projeto Vivapark Porto Belo. “A solução a ser adotada no projeto tem como princípio a redução do uso de plástico e de cobre, sendo menos prejudicial ao meio ambiente. E com a utilização do Programa Green IT da Furukawa, ainda é possível dar a destinação correta às sobras de cabos descartadas”, enfatiza Benavides.
Concebido para ser um bairro sem muros e com segurança não ostensiva, o Vivapark fará uso de recursos como câmeras e sensores de alta performance, sistema de reconhecimento facial digital, e análise de comportamento e CFTV para monitoramento ininterrupto. Além do uso da tecnologia mais avançada na construção de hardware, a Dahua Technology usará toda a sua expertise na implementação de softwares e recursos analíticos para prover a segurança no Vivapark Porto Belo.
Enquanto o metaverso replica experiências realistas dentro de um ambiente totalmente virtual, o Vivapark Porto Belo entrega um ecossistema tecnológico de recursos, serviços e imersão digital em um espaço inteiramente real. “A proposta do bairro parque é tornar a vida dos moradores e visitantes mais eficiente numa perspectiva tecnológica. Quase tudo poderá ser acionado remotamente. Um serviço de jardinagem, a compra de um produto, a análise de um incidente, acompanhamento de imagens internas, tudo estará disponível 24 horas por dia” explica Fabio.
Para elaboração e implantação do imponente projeto, a Vokkan conta com um dos grandes integradores dos fabricantes Furukawa e Dahua, a empresa Qualityware. “Projetamos a construção de uma rede sólida, totalmente subterrânea que garante grande confiabilidade, segurança e conectividade para aplicação de multisserviços de comunicação, planejada para comportar as futuras expansões do empreendimento, diz Bruno Perboni, diretor de operações da Qualityware.
A Qualityware está atuando diariamente para implantar toda tecnologia essencial ao empreendimento. “Desenvolvemos um projeto alinhando tecnologia e sustentabilidade, visando tranquilidade e facilidade para os moradores e visitantes do bairro. Estamos muito felizes em participar de um projeto tão vanguardista e impecável como o Vivapark. Nossa empresa tem o compromisso de ofertar e integrar soluções que atendam às necessidades dos clientes e do ecossistema no qual os futuros oradores estarão inseridos”, Camila Merolyn, gestora de negócios e marketing da Qualityware.