Banhos assistidos do ParaPraia voltam a movimentar a Praia de Ondina

Depois de dois anos, o projeto recebe pessoas com deficiência e mobilidade reduzida 

Foto: Welber Ramos

O tempo instável não afastou os banhistas com deficiência física e mobilidade reduzida que participaram do primeiro fim de semana (sábado e domingo), do ParaPraia, na praia de Ondina. Mesmo com as manhãs pouco ensolaradas, várias pessoas foram “matar a saudade” de dois anos sem entrar no mar, por conta da Covid-19. 

O projeto prossegue no próximo sábado (04/03) e domingo (05/03), das 08 às 12h, com banhos de mar assistidos gratuitos e realizados por ordem de chegada. O projeto, que encerra nos dias 11 e 12 de março, conta com o patrocínio da SEMPRE – Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer, e apoio do Salvador Shopping.

Para alegria das pessoas com deficiência e pouca mobilidade, as cadeiras anfíbias e acessórios flutuantes voltaram a ser utilizados em Ondina, praia oficial do projeto, em frente ao Instituto IBR. A psicóloga Adjeane Oliveira, que participou praticamente de todas as edições. Não escondeu a sua felicidade com a volta do projeto. 

“Estou muito emocionada, porque foram dois anos longe da praia, sem colocar os pés no mar. Estou muito feliz também em reencontrar essas pessoas que já fazem parte do meu verão”, festeja.

Com total segurança e conforto, os banhos são promovidos com a total assistência técnica de professores e alunos dos cursos de fisioterapia, enfermagem, educação física, medicina, psicologia e biomedicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Com a retomada do projeto, Ondina voltou a receber toda a infraestrutura montada em suas areias, como área para atividades recreativas, banheiros especiais e pistas de acesso. Lounges em tendas protegem os participantes do sol, assim como o refrescante banho no chuveirão é utilizado para tirar o sal da água do mar. 

VERÃO INCLUSIVO

O ParaPraia acontece há sete anos com sucesso, atraindo cada vez mais participantes para o banho de mar assistido. Após um hiato de dois anos por conta da pandemia, o projeto voltaoua promover a inclusão de pessoas com deficiência física e com pouca mobilidade, que não tinham acesso à praia no Verão de Salvador. Em sete edições, o Para Praia já atendeu 3.000 banhistas, muitos se emocionam ao entrar no mar pela primeira vez.

Antes do Para Praia, o banho de mar, lazer preferido pelos baianos no Verão, sempre foi um desafio para os deficientes físicos, que enfrentavam dificuldades de acesso à praia. A cada realização, o projeto consolida a proposta de ampliar este tipo de diversão na alta temporada, realizando o sonho de muitas pessoas de frequentar a praia e entrar no mar. A expectativa dos organizadores é que este ano o projeto receba em média 60 pessoas por dia.

Esta é a primeira edição que o projeto conta com o patrocínio SEMPRE – Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer, reafirmando a parceria em todas as temporadas com a Prefeitura Municipal de Salvador. “Consolidado como um espaço de cidadania e inclusão, em que as pessoas com deficiências podem desfrutar do verão soteropolitano, nossa meta é aumentar cada vez mais o público do evento, de forma a proporcionar acessibilidade para essas pessoas com momentos de alegria e prazer”, frisou o secretário da Sempre Júnior Magalhães.

SALVADOR SHOPPING

“Apoiar projetos que priorizem pessoas é um dos pilares da sustentabilidade de maior relevância para o Salvador Shopping. Por isso, somos parceiros do Projeto ParaPraia desde sua idealização, uma vez que acreditamos que acessibilidade é uma responsabilidade social e com a sociedade. Oportunizar experiências como essas reafirma nosso compromisso em busca de uma sociedade mais justa, igualitária e acessível”, afirma Clezyane Araújo, coordenadora Socioambiental do Salvador Shopping.  

Leia também

Em destaque