Depois de dois anos, o projeto recebe pessoas com deficiência e mobilidade reduzida
Para alegria das pessoas com deficiência e pouca mobilidade, as cadeiras anfíbias e acessórios flutuantes voltaram a ser utilizados em Ondina, praia oficial do projeto, em frente ao Instituto IBR. A psicóloga Adjeane Oliveira, que participou praticamente de todas as edições. Não escondeu a sua felicidade com a volta do projeto.
Com total segurança e conforto, os banhos são promovidos com a total assistência técnica de professores e alunos dos cursos de fisioterapia, enfermagem, educação física, medicina, psicologia e biomedicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
VERÃO INCLUSIVO
O ParaPraia acontece há sete anos com sucesso, atraindo cada vez mais participantes para o banho de mar assistido. Após um hiato de dois anos por conta da pandemia, o projeto voltaoua promover a inclusão de pessoas com deficiência física e com pouca mobilidade, que não tinham acesso à praia no Verão de Salvador. Em sete edições, o Para Praia já atendeu 3.000 banhistas, muitos se emocionam ao entrar no mar pela primeira vez.
Antes do Para Praia, o banho de mar, lazer preferido pelos baianos no Verão, sempre foi um desafio para os deficientes físicos, que enfrentavam dificuldades de acesso à praia. A cada realização, o projeto consolida a proposta de ampliar este tipo de diversão na alta temporada, realizando o sonho de muitas pessoas de frequentar a praia e entrar no mar. A expectativa dos organizadores é que este ano o projeto receba em média 60 pessoas por dia.
Esta é a primeira edição que o projeto conta com o patrocínio SEMPRE – Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer, reafirmando a parceria em todas as temporadas com a Prefeitura Municipal de Salvador. “Consolidado como um espaço de cidadania e inclusão, em que as pessoas com deficiências podem desfrutar do verão soteropolitano, nossa meta é aumentar cada vez mais o público do evento, de forma a proporcionar acessibilidade para essas pessoas com momentos de alegria e prazer”, frisou o secretário da Sempre Júnior Magalhães.
SALVADOR SHOPPING
“Apoiar projetos que priorizem pessoas é um dos pilares da sustentabilidade de maior relevância para o Salvador Shopping. Por isso, somos parceiros do Projeto ParaPraia desde sua idealização, uma vez que acreditamos que acessibilidade é uma responsabilidade social e com a sociedade. Oportunizar experiências como essas reafirma nosso compromisso em busca de uma sociedade mais justa, igualitária e acessível”, afirma Clezyane Araújo, coordenadora Socioambiental do Salvador Shopping.