Itapema entra no mapa do luxo náutico e projeta futuro semelhante à realidade de destinos internacionais para o litoral brasileiro

Foto: Divulgação

 De destino familiar a vitrine de luxo. Itapema, no litoral norte de Santa Catarina, passa por uma transformação acelerada e atrativos que a destacam no país e no exterior. Ganhou um molhe como novo cartão-postal, prepara um grande píer turístico com área comercial, roda gigante e até um restaurante da Hard Rock Café e terá uma marina em modelo de parceria público-privada, projetada para receber centenas de embarcações. Ao mesmo tempo, a cidade já figura no topo nacional de valorização imobiliária, com imóveis entre os mais caros do país. Esses movimentos mudam a paisagem local e reposicionam Itapema no mapa do turismo náutico brasileiro, ao lado de vizinhas já consolidadas como Itajaí e Balneário Camboriú e atraem público qualificado e donos de embarcações, incluindo lanchas e iates de muitos milhões. 

“Itapema vive um momento singular. Poucas cidades conseguem reunir em um mesmo território a força de um setor náutico que cresce de forma estruturada, imóveis que figuram entre os mais valorizados do país e uma infraestrutura urbana em plena expansão. Quando olhamos para destinos internacionais, é inevitável fazer um paralelo, com combinação entre marinas, turismo de alto padrão e mercado imobiliário que consolidaram modelos de desenvolvimento que se tornaram referências mundiais. Aqui, guardadas as proporções, vemos algo semelhante acontecer. A cidade deixou de ser apenas um balneário de veraneio para se posicionar como um polo de luxo integrado ao mar, capaz de atrair investidores exigentes e criar um ecossistema sofisticado em torno da vida náutica”, analisa Luiz Feitosa, sócio da incorporadora especializada em edifícios de luxo, a Edify, e com 34 anos de atuação no mercado imobiliário. 

Aliás, empreendimentos como o Edify One, com apartamentos que chegam a R$ 50 milhões, traduzem o estilo de vida que mistura luxo, turismo e náutica. Projetado com garagens para superesportivos, piscina de transbordo voltada para o mar, wine room, pub, áreas de convivência sofisticadas e uma ampla academia frente-mar. Cercado por esquadrias piso-teto, o edifício valoriza a vista permanente para o mar e para a navegação costeira, ao integrar o cotidiano dos moradores ao movimento náutico que marca a orla de Itapema.

O avanço desse turismo, o lazer náutico, ocorre em meio a uma indústria que movimenta cifras bilionárias. Segundo os últimos dados divulgados pela Acobar (Associação Brasileira de Construtores de Barcos), em 2023 o setor náutico gerou R$ 2,5 bilhões no Brasil. Santa Catarina concentra 70% dessa produção, de acordo com a Acatmar (Associação Náutica Catarinense), com quase mil empresas e 50 mil embarcações registradas. É essa força econômica que explica por que cidades como Itapema, até pouco tempo associada apenas ao turismo familiar, contribuiu para atrair investidores, construtoras e marcas globais ligadas ao lifestyle náutico.

Com mais de 1 milhão de turistas por temporada, Itapema tem ampliado sua infraestrutura para sustentar o crescimento do setor náutico e diversificar as opções de lazer. O Molhe da Praia Central, inaugurado em 2024 com projeto do arquiteto Guilherme Takeda, rapidamente se tornou ponto de encontro de surfistas e visitantes. Já o Píer Oporto, previsto para novembro de 2025, trará o Hard Rock Café, uma roda-gigante e áreas gastronômicas e de entretenimento, além de contribuir para melhorar a balneabilidade das praias de Itapema e Porto Belo ao direcionar sedimentos do Rio Perequê para o mar aberto.

“Itapema conseguiu traduzir em seus novos projetos um estilo de vida que vai além do imóvel em si. Estamos falando de bem-estar, lazer integrado ao mar e a possibilidade de viver em sintonia com a náutica em uma das orlas mais desejadas do país. Esse é o diferencial que coloca a cidade em um patamar comparável a destinos internacionais de luxo”, complementa Manoela Passos Legarrea, sócia e diretora da Edify.

Ainda assim, especialistas lembram que a consolidação de Itapema como polo náutico de luxo dependerá também da capacidade de equilibrar expansão e preservação. A dragagem de rios, a construção de molhes e a verticalização imobiliária exigem planejamento para não comprometer a balneabilidade e a infraestrutura urbana. O futuro da cidade passa por sustentar o ciclo de valorização sem abrir mão da qualidade ambiental e da mobilidade que sustentam esse modelo de desenvolvimento.

Sobre o Edify One  

A Construtora e Incorporadora Edify nasceu da união de experientes empresários do ramo da construção civil e imobiliário com o objetivo de trazer inovações ao mercado catarinense, além de oportunidades de investimentos de alto potencial de rentabilidade e produtos de excelência que aliem conforto, tecnologia e sustentabilidade. Por meio da sociedade de empresas, entre elas a NR Sports (dona do terreno e sócia), a construtora apresenta o empreendimento Edify One na categoria de alto padrão, em frente ao mar, na cidade catarinense de Itapema, que está no topo do ranking de valorização imobiliária no Brasil.  

Leia também

Em destaque