Lojas Renner reafirma sua jornada de sustentabilidade na COP 27

Estratégia de moda responsável inclui desenvolvimento de produtos e processos mais sustentáveis; redução de emissões de gases de efeito estufa, a fim de mobilizar transformação do mercado têxtil no Brasil

Foto: Thays_Bittar/Divulgação

Comprometida com a evolução do seu ecossistema de moda e lifestyle em sintonia com as melhores práticas de sustentabilidade, a Lojas Renner S.A. vem engajando sua cadeia de fornecedores, parceiros, consumidores e colaboradores em uma jornada pela transformação do mercado têxtil brasileiro. 

O objetivo é reduzir cada vez mais o impacto ambiental do setor em nome de uma contribuição coletiva na luta contra as mudanças climáticas e o aquecimento global nos próximos anos.

Este desafio, expresso em seus novos compromissos públicos de sustentabilidade para o ciclo 2022-2030, foi o centro das apresentações da companhia na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas 2022 (COP 27), realizada neste mês. A Renner foi convidada pela primeira vez a participar do evento depois de alcançar, em 2021, a maior pontuação entre todas as varejistas no Índice Down Jones de Sustentabilidade (DJSI).

Na COP 27, a varejista participou de painéis nos quais compartilhou os avanços obtidos em sua estratégia de moda responsável, focada na inovação, na tecnologia e na cooperação, e que conta com metas baseadas na ciência para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE). Ao mesmo tempo, construiu pontes em busca de novas soluções capazes de acelerar o objetivo de tornar seus produtos e processos cada vez mais sustentáveis.

Agente de transformação – “Temos mais de 23 mil colaboradores e 2,6 mil fornecedores, que também se relacionam com outras empresas. Sabemos do nosso papel junto ao setor e à sociedade, por isso trabalhamos constantemente para fortalecer a agenda de sustentabilidade. Ter participado da COP 27 nos permitiu estabelecer conexões para continuarmos com ações efetivas que são fundamentais para seguirmos construindo esta evolução permanente”, diz a diretora de Gente e Sustentabilidade, Regina Durante.

O novo ciclo de compromissos públicos da Lojas Renner prevê, por exemplo, a transição para a descarbonização do negócio com métricas embasadas cientificamente a fim de atingir a neutralidade climática (net zero) em 2050. Para isto, os objetivos até 2030 incluem, por exemplo, uma meta submetida e aprovada pela SBTi (Science Based Targets Initiative), para garantir que as roupas desenvolvidas por suas marcas próprias emitam 75% menos CO2. 

Outra meta prevê que 100% das peças de vestuário tenham atributos de sustentabilidade e sejam menos impactantes, como o uso de algodão rastreado e certificado e de matérias-primas circulares e regenerativas, além de menor consumo de água no processo produtivo, dentre outros requisitos.
Foto: Reprodução/Blog Renner

No ciclo anterior de compromissos (2018-2021), a varejista já havia atingido indicadores como 100% do consumo corporativo de energia a partir de fontes renováveis de baixo impacto (solar, eólica e pequenas centrais hidrelétricas) e redução de 35,4% nas emissões corporativas absolutas de CO2. 

No mesmo período, também alcançou o patamar de utilização de 100% de algodão certificado nas roupas de suas marcas e a certificação socioambiental de 100% da rede global de fornecimento de produtos para revenda.

“Estamos ampliando continuamente a oferta de produtos e serviços com pegada de carbono reduzida com o propósito de chegar à neutralidade climática, pois este é o grande indicador de sustentabilidade global. Para isso, atuamos de forma ecossistêmica, engajando nossos fornecedores e estabelecendo uma rede de cooperação com toda a cadeia”, afirma o gerente geral de Sustentabilidade, Eduardo Ferlauto.

Esta aliança se estende aos colaboradores da varejista, com os quais ela compartilha os valores de sustentabilidade. “Disseminamos nossa estratégia junto aos nossos colaboradores de forma constante para engajá-los nesta jornada. Este envolvimento genuíno dos times influencia a forma como tomamos decisões e atuamos no dia a dia para que a companhia avance em seus compromissos públicos”, explica Regina Durante. 

Leia também

Em destaque