Estratégia de moda responsável inclui desenvolvimento de produtos e processos mais sustentáveis; redução de emissões de gases de efeito estufa, a fim de mobilizar transformação do mercado têxtil no Brasil
Na COP 27, a varejista participou de painéis nos quais compartilhou os avanços obtidos em sua estratégia de moda responsável, focada na inovação, na tecnologia e na cooperação, e que conta com metas baseadas na ciência para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE). Ao mesmo tempo, construiu pontes em busca de novas soluções capazes de acelerar o objetivo de tornar seus produtos e processos cada vez mais sustentáveis.
Agente de transformação – “Temos mais de 23 mil colaboradores e 2,6 mil fornecedores, que também se relacionam com outras empresas. Sabemos do nosso papel junto ao setor e à sociedade, por isso trabalhamos constantemente para fortalecer a agenda de sustentabilidade. Ter participado da COP 27 nos permitiu estabelecer conexões para continuarmos com ações efetivas que são fundamentais para seguirmos construindo esta evolução permanente”, diz a diretora de Gente e Sustentabilidade, Regina Durante.
O novo ciclo de compromissos públicos da Lojas Renner prevê, por exemplo, a transição para a descarbonização do negócio com métricas embasadas cientificamente a fim de atingir a neutralidade climática (net zero) em 2050. Para isto, os objetivos até 2030 incluem, por exemplo, uma meta submetida e aprovada pela SBTi (Science Based Targets Initiative), para garantir que as roupas desenvolvidas por suas marcas próprias emitam 75% menos CO2.
No ciclo anterior de compromissos (2018-2021), a varejista já havia atingido indicadores como 100% do consumo corporativo de energia a partir de fontes renováveis de baixo impacto (solar, eólica e pequenas centrais hidrelétricas) e redução de 35,4% nas emissões corporativas absolutas de CO2.
No mesmo período, também alcançou o patamar de utilização de 100% de algodão certificado nas roupas de suas marcas e a certificação socioambiental de 100% da rede global de fornecimento de produtos para revenda.
“Estamos ampliando continuamente a oferta de produtos e serviços com pegada de carbono reduzida com o propósito de chegar à neutralidade climática, pois este é o grande indicador de sustentabilidade global. Para isso, atuamos de forma ecossistêmica, engajando nossos fornecedores e estabelecendo uma rede de cooperação com toda a cadeia”, afirma o gerente geral de Sustentabilidade, Eduardo Ferlauto.
Esta aliança se estende aos colaboradores da varejista, com os quais ela compartilha os valores de sustentabilidade. “Disseminamos nossa estratégia junto aos nossos colaboradores de forma constante para engajá-los nesta jornada. Este envolvimento genuíno dos times influencia a forma como tomamos decisões e atuamos no dia a dia para que a companhia avance em seus compromissos públicos”, explica Regina Durante.