O que é senescência celular e o que isso tem a ver com as ruguinhas que teimam em aparecer?

Pesquisa revolucionária afirma que o envelhecimento da célula contamina as células vizinhas, mas descobre como é possível parar essa transmissão

Foto: Acervo pessoal Dra. Flávia Addor

O envelhecimento é uma parte natural da vida, trazendo consigo uma variedade de experiências e mudanças. À medida que o tempo passa, nossa mente fica mais tolerante, trazemos mais experiência e vivência. O nosso corpo e nossa pele também demostram essas transformações.

Existem várias formas de viver essa fase com plenitude. O importante é sentir-se bem com o que é refletido no espelho: seja abraçando as marcas do tempo ou investindo no cuidado delas.

Nos últimos anos, a medicina tem avançado bastante no segmento de dermocosmética, com muita inovação e ciência. Mesmo com tudo isso, ainda não havia uma compreensão clara de como o envelhecimento acontecia em nível celular, ou seja, como esses sinais do tempo apareciam na nossa pele. Até agora!

Cientistas dos Laboratórios Pierre Fabre liderados pelo Professor Jean-Marc Lemaitre do Instituto Inserm na França se aprofundaram no conceito da senescência celular, que é o estudo sobre o envelhecimento celular, com foco em entender como este envelhecimento acontece dentro da célula.

Dra. Flávia Addor, dermatologista de renome internacional, parceira da Pierre Fabre em difundir esses estudos, explica que a senescência é um processo em que as células param de se dividir e de se reproduzir naturalmente.

“Isso ocorre porque o material genético dessas células começa a sofrer danos, seja em resposta a estímulos intrínsecos, ou seja, internos, como o relógio biológico ou a maturidade da célula, ou por resposta a estímulos extrínsecos, fatores ambientais como estilo de vida, alimentação, sono e comorbidades. Além disso, também sabemos que as células senescentes liberam moléculas pro-inflamatórias, enzimas e outros fatores,’ contaminando’ a célula vizinha. Isso funciona como se uma célula envelhecida estivesse envelhecendo as suas vizinhas”, explica a Dra. Flávia Addor.

A principal descoberta com esses estudos é justamente a de que a senescência celular é contagiosa, assim como uma inflamação. E essa inflamação é o que vemos externamente na pele, como rugas e marcas de expressão. Com o aprofundamento da pesquisa, os cientistas também descobriram que, ao contrário do que muitos imaginavam, os estímulos externos, chamados de fatores ambientais, são responsáveis por cerca de 80% desse envelhecimento. Ou seja, prova-se que o estilo de vida e os cuidados com a pele podem fazer a diferença para retardar o envelhecimento da pele. E é justamente neste ponto que a ciência traz boas notícias.

Boas notícias!

Há mais de vinte anos, pesquisadores do Instituto Inserm (França), liderados pelo Prof. Jean Marc Lemaitre (biologista reconhecido internacionalmente por suas pesquisas em senescência celular) iniciaram os estudos sobre células senescentes da pele e suas relações, interações com as células vizinhas. Suas pesquisas foram as responsáveis por demonstrar que as células cutâneas senescentes são capazes de contaminar células saudáveis próximas através da secreção de uma série de fatores tóxicos e pró-inflamatórios que contaminam as células adjacentes.

Esta pesquisa também demonstrou que existem formas de bloquear a secreção destes fatores por estas células senescentes, de forma a impedir esta contaminação e consequente envelhecimento precoce das células saudáveis mais próximas. Os pesquisadores dos Laboratórios Pierre Fabre cientes destas linhas de pesquisa avançadas do Instituto Inserm buscaram então uma parceria com o Prof. Jean Marc Lemaitre.

O objetivo com isso era pesquisar e descobrir ativos ou complexos de ativos capazes de produzir estes resultados, ou seja, proporcionar uma abordagem que pudesse conter o envelhecimento celular, diferente da abordagem anti-idade tradicional, que busca apenas combater os sinais clínicos do passar do tempo na pele. Esta nova abordagem científica trouxe para o mercado a primeira linha de produtos anti-idade com a proposta de combater as causas do envelhecimento celular.

Dra. Ana Coutinho, médica dermatologista e Diretora Médica da Pierre Fabre Brasil, explica que o envelhecimento é um processo dinâmico, progressivo e que acontece a partir do momento em que se nasce, afinal, no nascimento já começamos a envelhecer. Para ela, essas pesquisas são importantes porque trazem esse olhar de tentar entender o que leva a esse envelhecimento, de buscar realmente a causa e não ficar concentrado na consequência, ou seja, nas rugas ou linhas de expressão. Isso é um diferencial muito importante do ponto de vista de inovação tecnológica.

“Pierre Fabre é uma empresa de inovação, de pesquisa clínica. E foi buscar parcerias com os cientistas mais renomados no assunto. São 20 anos de pesquisa para trazer um produto comprovadamente eficiente, que traga essa eficácia e essa segurança para atuar na causa do envelhecimento. E os cientistas liderados pelo Professor Jean-Marc descobriram que há uma combinação de princípios ativos ideal que bloqueia esse processo, ou seja, que para essa contaminação, esse envelhecimento entre as células, além de retroceder no processo intracelular, promovendo o rejuvenescimento,” explica Dra. Ana.

A inovação no combate à senescência vem com uma combinação de ativos com propriedades de booster energético contra o processo de senescência celular. Esses ativos penetram nas células senescentes e interrompem esse processo de contaminação, além de restaurarem o estado inicial da célula. Isso significa que há uma redução das rugas e das linhas de expressão na pele.

Hyaluron Activ B3: revolução nos cuidados com a pele 
Foto: Rodrigo Zorzi/Divulgação

Apoiada nesses estudos sobre senescência celular, Avène, marca do Grupo Pierre Fabre, trouxe para o Brasil a primeira linha de cuidados com a pele que atua na causa do envelhecimento celular: a gama Hyaluron Activ B3. A combinação exclusiva de ativos, com Adenosina, Niacinamida e Ácido Hialurônico, ativos impulsionadores da longevidade, permite que a linha de produtos atue de dentro para fora e estimule a regeneração celular de forma duradoura. 

Por conta da combinação das moléculas de Adenosina e Niacinamida, o produto atua nas células senescentes, ou seja, naquelas células que estimulam o envelhecimento das células saudáveis vizinhas, bloqueando a secreção dos fatores inflamatórios que promovem disfunção celular precoce, além de reduzir as rugas e melhorar a elasticidade da pele.

Preço sugerido: R$ 249,99

A linha é composta por Hyaluron Activ B3 Sérum Concentrado, que garante uma pele firme e regenerada em apenas duas semanas de uso. Este sérum também promove um efeito firmador imediato de 84% e uma redução de 73% nas rugas e linhas finas. Vale ressaltar que sua textura ultrafluida garante rápida absorção e incrível poder de hidratação, perfeito para a rotina diária de cuidados com a pele.

Para obter melhores resultados, o Hyaluron Activ B3 Sérum Concentrado deve ser aplicado de 1 a 2 vezes ao dia pela manhã ou a noite no rosto, pescoço e colo, espalhado com os dedos em movimentos circulares.

Com um forte poder hidratante e de preenchimento, o ácido hialurônico utilizado nos produtos Avène é puro e 100% natural, e é inserido em diferentes concentrações adequadas para cada tipo de produto e atuação. O pequeno tamanho das moléculas permite uma melhor penetração na pele, ajudando a mantê-la firme e garantindo o preenchimento das rugas.

Preço sugerido: R$ 229,99

O segundo integrante da família é o Hyaluron Activ B3 Olhos, que possui tripla ação corretiva: preenche o contorno dos olhos e reduz bolsas e olheiras. Com textura creme, leve e não oleosa, o produto também hidrata de forma imediata e duradoura, proporcionando um efeito de tonificação natural que aumenta naturalmente o brilho dos olhos, graça à adição do Extrato de Haritaki, conhecido na Índia como “árvore da longevidade”, que reduz significativamente a perda natural do ácido hialurônico, mantendo a pele hidratada, preenchida e saudável por mais tempo. O produto deve ser usado de 1 a 2 vezes ao dia de manhã ou a noite na região dos olhos, enfatizando áreas com bolsos e sulcos profundos.

Sem perfume, a linha de produtos é adequada para todos os tipos de pele, inclusive as sensíveis, leva água termal Avène na composição, o que proporciona maior conforto.

Saiba mais no site de Avène: Hyaluron Activ B3 | Eau Thermale Avène

Leia também

Em destaque