Umiditá Calm chega ao mercado para ajudar no tratamento de peles sensibilizadas

O hidrante da Libbs Farmacêutica possui uma composição exclusiva que repara, acalma e hidrata a pele sensibilizada causada por procedimentos estéticos¹-³

Foto: divulgação

Chega ao mercado o hidratante Umiditá Calm da Libbs Farmacêutica. O novo produto possui uma fórmula capaz de reparar, acalmar e hidratar a pele sensibilizada causada por tratamentos estéticos e procedimentos cutâneos como peeling, laser, microagulhamento, uso de clareadores, uso de retinóide oral e tópico, etc. O hidratante é livre de substâncias irritantes como fragrâncias, parabenos, corantes e Fator de Proteção Solar (FPS)¹-³.

A pele sensibilizada é uma condição provocada por tratamentos que buscam uma renovação da pele através de uma lesão controlada. Assim, no intervalo entre o tratamento e a renovação da pele, a barreira cutânea fica temporariamente sensibilizada, necessitando de cuidados especiais nessa fase delicada – 4.

“O novo hidratante da Libbs foi desenvolvido para pessoas que buscam por tratamentos estéticos que causam alterações temporárias da barreira cutânea, oferecendo ação calmante, além de promover a maciez da pele, sensação de conforto e melhora da vermelhidão, característica de alguns procedimentos”, explica Dra. Paula Silva Ferreira, médica consultora da Libbs.

De acordo com os estudos realizados para o lançamento de Umiditá Calm, ele trouxe alívio para os principais sintomas da pele sensibilizada em 15 minutos³. Além de agir contra os 10 sintomas da pele sensível e sensibilizada: vermelhidão, descamação, ardência, calor, sensibilidade, pinicação, coceira, sensação de repuxamento, ressecamento e aspereza. Os estudos em pele sensibilizada também mostraram que ¹:

  • 100% das pacientes sentiram a pele mais calma
  • 97% das pacientes sentiram a pele mais macia
  • 91% relataram sensação de conforto com o uso do hidratante²

Fatores que podem causar a sensibilidade da pele

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), alerta sobre a procura crescente por procedimentos estéticos que, de acordo com a entidade, cresceu cerca de 390% nos últimos dois anos, estando entre os tratamentos mais procurados, preenchimento, toxina botulínica, peeling, laser e suspensão com fios ⁵. A pesquisa feita com 1.218 pessoas mostrou que 80% do público participante do estudo já realizou algum procedimento estético​, 20% não havia realizado e cerca de 15% deles também não haviam realizado, mas pretendiam fazê-lo.

Além disso, 80% acreditam que os procedimentos estéticos mexem positivamente com a autoconfiança e 67% consideram os tratamentos como um cuidado também com a saúde mental, o que pode melhorar a autoestima⁵.

A maioria desses procedimentos deixa a pele sensibilizada o que exige um cuidado maior após o tratamento para ajudar a reparar, acalmar e hidratar a pele, com o uso de agentes calmantes uma vez que é comum uma reação inflamatória controlada na região afetada⁶.

Entre os sintomas mais comuns estão ardência, calor, coceira e descamação, variando de acordo com a sensibilidade de cada indivíduo6. Para reduzir essas reações, hidratantes com ação calmante, sem corantes, fragrância e sem FPS ajudam na reconstituição da barreira cutânea6. Entre os produtos disponíveis no mercado, destaque para aqueles que possuem em sua composição propriedades de estimular a produção do colágeno, proteção contra enzimas que degradam o colágeno, propriedades anti-coceira e vermelhidão, além daqueles com efeito antioxidante que contribuem para a redução inflamatória da pele⁷,⁸.

Segundo a Dra. Paula, além dos tratamentos estéticos, o inverno e o verão, por exemplo, podem sensibilizar e exacerbar a pele sensível. “Em épocas mais frias, a pele tende a ficar mais ressecada e, no calor, a exposição ao sol também pode causar irritação cutânea, exigindo uma hidratação calmante”, destaca a especialista. Por isso, a recomendação é buscar orientação médica, preferencialmente com um dermatologista, para definir qual o melhor hidratante para peles sensíveis e sensibilizadas.

O Umiditá Calm conta com três importantes componentes para ajudar em todas essas questões:

Lipex Shea Tris⁹

  • Protege a pele contra o estresse ambiental, incluindo efeitos da poluição, estresse químico e radiação UV.
  • Fortalece a função de barreira da pele, melhorando a hidratação.
  • Protege contra enzimas que degradam o colágeno e reduz a atividade de citocinas pró-inflamatórias ligadas ao envelhecimento precoce.

Physavie¹º

  • Tem propriedades calmantes comparável a hidrocortisona sem apresentar efeitos adversos, com propriedades anti-prurido (coceira) e calmante, essenciais para pele sensibilizada.
  • Regula a temperatura e a microcirculação cutânea, mantendo os níveis basais, mesmo após agressão externa, reduzindo a sensação de calor e a vermelhidão.
  • Restauração da barreira cutânea por meio da diminuição da perda de água transepidérmica. Essa propriedade atua no combate na sensação de repuxamento, ressecamento, aspereza e descamação.

Symcalmin¹¹

  • Efeito antioxidante para a redução inflamatória da pele.
  • Contribuí para reduzir a vermelhidão e a descamação.
  • Potente agente anti-prurido (coceira).

Clique para acessar o site da Libbs.

Referências

  1. Data on file. Avaliação da ação calmante, reparadora de barreira cutânea e anti-eritematosa do produto cosmético Umiditá pele sensível e sensibilizada através de avaliações instrumentais e subjetivas. Valinhos. Kosmoscience. 2022.
  2. Data on file. Avaliação da eficácia do produto cosmético Umiditá pele sensível e sensibilizada através de imagem via Visia® e avaliações subjetivas clínica e percebida. Valinhos: Kosmoscience. 2023.
  3. Data on file. Avaliação dos efeitos do produto cosmético Umiditá pele sensível e sensibilizada (Umiditá Calm) no aumento da tolerabilidade cutânea em indivíduos com pele sensibilizada pelo uso de tretinoína tópica. Valinhos: Kosmoscience. 2023.
  4. Pahnke F, Peckruhn M, Elsner P. Prä- und postinterventionelle Hautpflege bei Laser- und

Peelingbehandlungen [Pre- and post-interventional skin care for laser and peel treatments]. Hautarzt. 2021 May;72(5):384-392.

  1. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo. Procura por procedimentos estéticos não cirúrgicos aumenta 390. 2023 [internet]. Acesso em 29jun2023. Disponível em: Link
  2. Strugar TL, Kuo A, Seité S, Lin M, Lio P. Connecting the Dots: From Skin Barrier Dysfunction to Allergic Sensitization, and the Role of Moisturizers in Repairing the Skin Barrier. J Drugs Dermatol. 2019 Jun 1;18(6):581.
  3. Haapasaari KM, Risteli J, Oikarinen A. Recovery of human skin collagen synthesis after short-term topical corticosteroid treatment and comparison between young and old subjects. Br J Dermatol. 1996 Jul;135(1):65-9.
  4. Kim JM, Noh EM, Kwon KB, Hwang BM, Hwang JK, You YO, Kim MS, Lee W, Lee JH, Kim HJ, Kim JS, Lee YR. Dihydroavenanthramide D prevents UV-irradiated generation of reactive oxygen species and expression of matrix metalloproteinase-1 and -3 in human dermal fibroblasts. Exp Dermatol. 2013 Nov;22(11):759-61.
  5. Cosmotec. Lipex sheatrisTM. Informe Técnico. São Paulo: Cosmotec International Especialidades Cosméticas.
  6. Chemyunion. Physavie®: Triplo conceito no completo cuidado com a pele. Literatura Técnica. Sorocaba: Chemyunion. 2013.
  7. Symrise. Inspired by nature: SymCalmin® powerful anti-irritant and anti-itch. Rosenheim: Symrise. jun. 2011.

Leia também

Em destaque