Feira de Santana faz 190 anos e se consolida como polo na produção de arame de aço

Belgo Arames fabrica diversos produtos na cidade, como a lã de aço. No aniversário de Feira, empresa celebra a parceria, que caminha para o 20º ano

O arame de aço está muito presente no nosso dia a dia, seja na mola de colchão, na cozinha, na garagem e no campo. E Feira de Santana é responsável por produzir itens indispensáveis na vida das pessoas e que são distribuídos em todo o Brasil, pela Belgo Arames. A lã de aço usada no dia a dia de milhões de brasileiros, por exemplo, tem a matéria-prima fabricada em Feira de Santana.

A cidade, que comemora 190 anos no dia 18 de setembro, também é um dos principais locais para a fabricação de produtos para o agronegócio, como arames lisos e farpados – incluindo os líderes de mercado Motto® e Z700 – além de pregos, vendidos no Brasil e na América Latina. Esses são alguns dos itens produzidos na unidade fabril localizada no bairro Tomba.

Além dessa unidade, a Belgo tem outra fábrica na cidade, localizada na BR 324, para produzir arames de alta tecnologia para reforçar pneus de carros, para o uso na solda automotiva, para a construção civil, para torres de transmissão elétrica e de parques eólicos, e diversos outros produtos para fins industriais. Ao todo, 1/3 da produção da Belgo Arames no Brasil está concentrada em Feira de Santana.

A Belgo se estabeleceu no município em 2004 e atualmente emprega cerca de 600 pessoas na região, também gera outros 206 postos de trabalho indiretos. A empresa adota horário flexível para cargos administrativos, com jornadas híbridas de trabalho ou home office, disponibiliza espaços de coworking e inovação para potencializar o intraempreendedorismo e investe em Diversidade e Inclusão. Por suas práticas, foi eleita, no ano passado, como uma das 30 melhores empresas de grande porte para trabalhar no Brasil, pela FIA e UOL.

A metalúrgica investe anualmente cerca de R$ 3 milhões em projetos sociais mantidos por recursos próprios e via leis de incentivo municipais, também em parceria com a Fundação ArcelorMittal. Hoje, oferece 11 projetos na cidade, como o Esporte Cidadão, Diversão em Cena e Cidadãos do Amanhã, principalmente voltados para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e para popularizar o acesso do público de todas as idades às artes.

“Feira de Santana é uma cidade importante para nossa operação, pois está numa região de fácil acesso rodoviário, tem mão de obra qualificada e abriga hoje a fabricação de produtos importantes para nosso portfólio”, afirma o gerente operacional da Belgo em Feira, Lucas Villafort.

Belgo oferece atrações para celebrar os 190 anos de Feira

No dia 18 de setembro, Feira de Santana completa 190 anos. Para comemorar com os feirenses, a Belgo Arames, por meio da Fundação ArcelorMittal, convida o público para participar de atrações gratuitas neste fim de semana, com muito teatro, brincadeiras, exibição de filmes e diversão para toda a família. A programação, oferecida nos dias 22 e 23 de setembro, no município de Feira de Santana e no distrito de Ipuaçu, faz parte da agenda do projeto Diversão em Cena. Confira:

Feira de Santana

Diversão em Cena apresenta “Triguilim – no tempo em que os bichos falavam”, com a Cia Teatro Griô
Data: 23/09/23, sábado

Horário: 16h
Local: Sesi Feira de Santana

Endereço: rua Gonçalo Alves Boaventura, s/n°
Indicação etária: 4 anos

Entrada gratuita. Espaço sujeito à lotação.

Distrito de Ipuaçu

22/09/23, sexta-feira

Cortejo dos artistas do Teatro Móvel Solar

A partir de 9h: cortejo de chegança dos artistas nas escolas do distrito

17h: cortejo de chegança dos artistas na Praça Nossa Senhora dos Remédios

Endereço: Distrito Governador João Durval Carneiro – Ipuaçu
Indicação etária: livre

23/09/23, sábado

Diversão em Cena apresenta Teatro Solar Móvel, na Praça Nossa Senhora dos Remédios

Horário: das 16h30 às 20h (programação completa abaixo)

Local: Distrito Governador João Durval Carneiro – Ipuaçu

Indicação etária: livre

Participação gratuita

16h30: Brincadeiras de rua

17h: “Sessão solene – A princesa e o gigante”

18h30: Vídeos e exibição de curtas-metragens

19h: Teatro “Caixola Brincante” (com tradução em Libras)

Leia também

Em destaque