Mercado de automação residencial cada vez mais vem crescendo; saiba como começar um projeto
Pra quem pensa em casa conectada, inteligente, e acha que ainda está muito longe da sua realidade, pode virar a chave. A automação residencial é cada vez mais uma realidade e setores como construção civil, arquitetura, decoração e design vêm se movimentando para implementar um novo momento na área da habitação.
Para se ter uma ideia, a Amazon divulgou em maio de 2024 que, no Brasil, são 17 milhões de dispositivos de casa inteligente conectados com as “Alexas” que estão por aí. Ainda, em 2023, o levantamento mostra que o dispositivo foi acionado mais de 2 bilhões de vezes para pedir ajuda no comando desses dispositivos, um dado 50% maior que no ano anterior.
Parece ainda uma realidade desconectada do dia a dia dos brasileiros e, se o trocadilho cai bem, a tecnologia cai melhor ainda, visto os dados divulgados pela Amazon. Mas, e quais são os benefícios de uma casa conectada? Foi com esse objetivo que conversamos com Matheus Azevedo Garcia, gerente de qualidade do Grupo Vellore, empresa especializada no segmento de materiais elétricos e iluminação com a marca Foxlux, além de ferramentas manuais, jardinagem e linha agrícola com a marca Famastil. O especialista deu dicas de como começar a pensar em uma casa conectada e, principalmente, os benefícios de investir nessa modalidade. Confira:
1. Internet à prova de falhas
O primeiro ponto a ser observado, segundo Matheus é a rede da casa. “Não adianta querer uma casa conectada com uma internet de baixo alcance. Primeiro porque para garantir um bom funcionamento de qualquer um dos itens conectados, precisa de uma boa internet. Ainda, existe o agravante de que quanto mais aparelhos conectados, maior ‘congestionamento’ na rede”, alerta o especialista.
A dica é ter em casa um roteador do modelo mesh, aparelho que amplia o alcance do wi-fi e distribui a potência do sinal para todos os ambientes. “Este com certeza é um primeiro passo importante para quem está considerando investir em aparelhos smarts”, reforça.
2. Perfeito para quem está construindo ou reformando
Se você está prestes a comprar um imóvel na planta, ou ainda, tem planos para construir ou reformar sua casa, este é o momento ideal. Isso porque a instalação acaba sendo mais facilitada quando é possível mexer ainda na parte estrutural. “Hoje, muitos imóveis estão sendo entregues já com dutos ideais para cabos de rede, fiação necessária, medidor de energia, tudo isso para garantir que não aconteça desvalorização por conta do avanço das tecnologias. Existem apartamentos sendo entregues com vagas no estacionamento que possibilitam o carregamento de carros elétricos, então, o setor de construção está sim atento a isso, e é preciso considerar na hora de construir ou reformar”, explicou Garcia.
Já para quem não está construindo nem reformando, pode ficar tranquilo. “Existe uma variedade de produtos que possuem instalação facilitada, como as lâmpadas que só precisam de um bom sinal e aplicativos. Esse também já é um excelente começo”, diz.
3. Comece com o básico
Pode parecer lógico, mas é sempre bom reforçar. O básico é o que funciona melhor. Assim, pra começar, é bom investir numa assistente virtual de voz, como a Alexa, da Amazon, ou o Google Assistant.
“Um segundo passo é começar a pensar na parte elétrica e de iluminação. As lâmpadas, bocais e interruptores smart hoje são um excelente caminho para entender uma nova dinâmica da casa. Ainda, fechaduras conectadas também são bem seguras, eficientes, e garantem tranquilidade e conforto para quem quer uma casa mais tecnológica”, diz o especialista.
Conte com apoio de especialistas
Apesar de parecer fácil, é importante consultar sempre uma pessoa especializada, como um arquiteto ou um designer de interiores, por exemplo. Hoje, existe o facilitador que algumas lojas proporcionam, com especialistas disponíveis para atendimento, como é o caso da Iluzze, em Curitiba, loja também do Grupo Vellore e especializada em casa conectada e iluminação.
“Lojas especializadas que oferecem orientação adequada são também grandes parceiros e que não exigem custo além do material. Os vendedores precisam conhecer sobre aquilo que estão vendendo, e isso é fundamental quando estamos falando de tecnologia”, finaliza.