ONU promove Climate Week pela primeira vez em Salvador

Pela primeira vez, Salvador sedia a Semana Latino-Americana e Caribenha sobre Mudança do Clima (Climate Week), que acontece até sexta-feira (23), no Salvador Hall.

Agência de Notícias / Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM) – SSA

Pela primeira vez, Salvador sedia a Semana Latino-Americana e Caribenha sobre Mudança do Clima (Climate Week), que acontece até sexta-feira (23), no Salvador Hall. O evento é promovido pela ONU em parceria com a Prefeitura de Salvador, e tem como objetivo estimular planos que contribuam na prevenção e reparação das consequências causadas pelas mudanças climáticas.

Conheça abaixo algumas ações que fazem parte da Semana do Clima:

Plano Municipal de Adaptação e Mitigação às Mudanças Climáticas – Criado para que Salvador atinja as metas do Acordo de Paris, o instrumento deverá ser concluído no primeiro semestre de 2020 e descreve quais as políticas que a Prefeitura deve incentivar, criar e implementar para que a cidade se torne muito mais resiliente às mudanças climáticas que já estão acontecendo.

“São mecanismos para que Salvador se previna de mudanças climáticas que vão acontecer inevitavelmente. O que estamos lançamos na atmosfera de efeito estufa garante que as alterações climáticas vão ocorrer por pelo menos 30 anos. Portanto, por três décadas vamos ter muitas mudanças climáticas como, por exemplo, chuvas intensas, secas extremas e ressacas mais fortes. A cidade tem que se preparar para episódios de ondas de calor e muita umidade que tem grande impacto na saúde”, explicou Carlos Nobre, climatologista brasileiro que integra a equipe de estudos para subsidiar o plano.

Carbono zero – A prefeitura de Salvador, em parceria com o Grupo Solví, assinou um termo que garante a neutralização de 100% do CO2 emitido no evento por meio de créditos de carbono gerados a partir do tratamento do biogás do aterro metropolitano. Além disso, as partes se comprometem a realizar o plantio de 470 mudas de árvores na capital baiana.

Estandes – No evento, os visitantes poderão visitar os 14 estandes compartilhados com informações e atrações diversas sobre o uso consciente dos recursos naturais; conferir a venda de produtos naturais, saudáveis e orgânicos, comercializados por produtores locais e de agricultura familiar; além de ganhar uma das 470 mudas de aroeira, capororoca, landi, pau-pombo e ipê branco estão sendo distribuídas na Climate Week.

Recarga Sustentável – Ficou sem bateria? Não se preocupe. O evento disponibiliza uma “árvore solar” produzida a partir de material reciclável, onde os painéis instalados nas réplicas das folhas convertem a luz solar em energia, que pode ser utilizada para recarregar aparelhos celulares.

Coleta consciente – Para que os participantes possam destinar corretamente seus resíduos secos e úmidos, 100 coletores de lixo foram distribuídos em diversos pontos do ambiente. Todo material reciclável será recolhido e, posteriormente, comercializado para a indústria. Já os resíduos orgânicos serão destinados para compostagem, que será utilizada na adubação de hortas.

Fonte: Agência de Notícias / Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM) – SSA

Leia também

Em destaque