Sob a liderança da ApexBrasil, país será homenageado na  Expoartesanías, que acontece em Bogotá em dezembro de 2024

Presidente Lula anuncia ao final do tour de negócios na Colômbia organização de pavilhão para as artesãs brasileiras, sob a liderança da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos em parceria com Ministério das Mulheres

Artesãs, cooperativas, casas de cultura e associações de artesanato, que moldam a cultura brasileira, inclusive para exportação, estarão presentes, com um pavilhão próprio, na Expoartesanías, uma das maiores feiras de artesanato do mundo e maior da América Latina. O presidente Luis Inácio Lula da Silva, ao lado do colega colombiano Gustavo Petro, anunciará a novidade, em Bogotá, nesta quarta-feira, 17, no encerramento do Fórum Empresarial Colômbia-Brasil. Juntos estarão o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana – entidade que cuidará da organização do pavilhão, e a Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, que pediu ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que mais artesãs brasileiras possam ter acesso ao mercado internacional. A iniciativa sera desenvolvida no âmbito do programa Mulheres e Negócios Internacionais.

O pavilhão brasileiro na Expoartesanías deve ter um espaço de cerca de 500m2 e o Brasil será o país homenageado. “A exportação é um caminho de grande oportunidade para as artesãs brasileiras, que ganham estrutura de vendas e autonomia econômica em seus negócios. Ao mesmo tempo, o Brasil tem a chance de mostrar sua bela arte, com riquezas de tantos lugares diferentes, ao redor do mundo, produzida pelas mãos das mulheres.

“A Apex tem sido uma grande parceira na vida das mulheres donas de seus próprios negócios”, afirmou a ministra Cida Gonçalves, ao lado do presidente da ApexBrasil. Viana tem lembrado – inclusive na rodada do Exporta Mais Brasil, em Fortaleza, em setembro do ano passado – que o artesanato brasileiro possui grande potencial para exportação e reflete a diversidade do uso de matérias-primas e técnicas artesanais de cada canto do Brasil. “Essa oportunidade de o Brasil ser o país homenageado na feira de 2024 vai abrir um espaço privilegiado para que nossas artesãs possam expor seus produtos, vender e também trocar práticas e experiências, tornando-se uma plataforma bastante estratégica para fomentar os negócios do artesanato brasileiro”, completou a ministra.

A ApexBrasil também tem apoiado o artesanato por meio de seu Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), que teve ao menos 180 empreendimentos do segmento atendidos nos últimos anos, sendo que dez deles exportaram. Além do MDIC e Itamaraty, SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) e Mnistério de Cultura estarão juntos nesse esforço exportador. A ApexBrasil também vai firmar instrumento de cooperação com o MEMP sobre Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

O monitoramento de empreendimentos apoiados pela ApexBrasil pelo PEIEX mostra que das cerca de 180 empresas de artesanato qualificadas no PEIEX, 10 exportaram algum valor entre 2020 e 2022. As 7 empresas que exportaram em 2022 embarcaram um valor total de US$ 1.783.256. Os principais mercados de destino em 2022 foram: Argentina, Estados Unidos, Paraguai, Uruguai e Chile. Boa parte dessas iniciativas atendidas, possuem identificação geográfica evidenciando um importante diferencial competitivo internacional do artesanato brasileiro. Iniciativas de artesanato também são apoiadas pela ApexBrasil por meio de seus projetos setoriais de moda, biojoias e móveis, entre outros, mostrando que o artesanato, portanto, os saberes do Brasil, está presente em diversos setores da economia.

Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

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