Foco, comprometimento e gostar do que faz são características básicas para garantir o sucesso como corretor de imóveis
por Silvana Ferraz
Por que alguns corretores não conseguem alcançar o sucesso? O que é preciso fazer para ser um corretor nota 10? Será que um dia farei parte dos vencedores? Estas, dentre outras perguntas, já devem ter sido feitas por vários profissionais do segmento imobiliário no início da carreira de corretor.
Embora não exista uma receita que lhes garanta sucesso na profissão, não há como negar que existem algumas características básicas que todo corretor precisa desenvolver para pleitear o prêmio de corretor nota 10.
Pensando nisso, Humberto Mascarenhas da Nobel Imóveis e Ione Oliveira da Atual Imobiliária dão dicas de como ser um corretor de sucesso.
Confira!
Humberto Mascarenhas – “As três principais características que podem conferir ao corretor o prêmio de campeão de vendas são: foco, comprometimento e gostar da profissão. Como o mercado imobiliário é muito amplo, é comum que o corretor iniciante queira abraçar o mundo. No entanto, um corretor de sucesso logo escolhe um produto para ser especialista, tendo o cuidado de selecionar o público-alvo e avaliar a região onde vai atuar. É importante também manter-se comprometido com o trabalho buscando obter mais conhecimento por meio de cursos de capacitação, para manter-se sempre atualizado sobre a área de atuação. Além disso, o sucesso está sempre ligado à paixão pelo que se faz e na corretagem de imóveis não é diferente. Vender imóveis não é tão simples, é um processo demorado, no qual a presença do corretor de imóveis é fundamental, e para ter sucesso é preciso que haja um envolvimento emocional com o comprador que, na maioria das vezes, fará uma única compra de imóvel em toda a sua vida. Por isso é preciso ter bastante sensibilidade, persistência e conhecimento para transmitir ao cliente a segurança necessária para que seja feito o fechamento da venda”.
Ione Oliveira – “Há também três pontos que colocam o corretor no topo do sucesso: atenção às necessidades do cliente, otimização do tempo e objetividade nas informações. Um corretor de sucesso está sempre atento às necessidades do cliente, levando em consideração aspectos familiares e particularidades econômicas. O corretor é intermediador na compra de um bem, por isso precisa ser assertivo ao conciliar as necessidades do vendedor e do comprador. Outra questão que faz parte da rotina de um corretor de sucesso é conseguir distribuir um formato de trabalho em que se consiga atender a todos, sem deixar pendências. Além disso, deve ser objetivo nas informações prestadas, demonstrando conhecimento sobre o assunto”.
Outros fatores que são essenciais para o corretor alcançar o sucesso são a transparência e a confiabilidade. “Qualquer desvio de conduta poderá estragar uma carreira. Por isso, o corretor deve ser claro e honesto com seus clientes. Assim, os clientes podem recomendá-lo aos amigos e parentes, e esta atitude ajudará na compreensão das condições do imóvel oferecido e facilitará o fechamento do contrato. Além disso, o corretor deve ter a sensibilidade apurada, pois na maioria das vezes o comprador tem muitas dúvidas sobre o que realmente quer”, explica Ione.
Para garantir uma carreira de sucesso é importante evitar alguns vícios e deslizes que podem roubar o sonho de alavancar as vendas no setor de corretagem. “O não cumprimento dos horários agendados com o cliente e falta de organização podem trazer dificuldades para o profissional que busca se destacar no mercado. A falta de preparo do corretor é constrangedora. O comprador procura pelo corretor porque precisa de informações detalhadas, se este não consegue sanar suas dúvidas é um grande motivo para a não concretização da venda”, alerta Humberto.
É importante ressaltar que os resultados positivos só aparecem por meio de um relacionamento transparente e confiável que o corretor mantém com o cliente. E os fatores que contribuem para alcançar o sucesso nas vendas e na fidelização dos clientes são: a escolha dos parceiros com quem o corretor vai trabalhar, o aprimoramento dos conhecimentos dos produtos e do segmento imobiliário, sinceridade, honestidade, integridade e, principalmente, gosto pelo que faz.
Matéria publicada na versão impressa da revista Sacada.