A beleza do cinza

Projeto da arquiteta Itana Lemos, traz acolhimento e aconchego para seu próprio escritório.

Foto: Gabriel Martins

Pedro Hijo

Linhas industriais e urbanas evidenciadas por uma estrutura metálica. Essas foram as principais inspirações para que a arquiteta baiana Itana Lemos projetasse a nova sede de seu escritório na cidade de Santo Antônio de Jesus. Com atuação no Recôncavo Baiano, Feira de Santana e capital, a arquiteta é apaixonada pela contemporaneidade e pelos detalhes. “O objetivo é a qualidade final de cada trabalho”, diz.

Para a nova casa da Itana Lemos Arquitetura e Design de Interiores, a profissional optou por lançar mão do cimento queimado nas paredes e estruturas das luminárias em aço corten. O hall de acesso, a copa e sala de produção foram integrados para que o cliente possa ver, logo de cara, todo o processo projetual.

Resguardada somente por um biombo, a ampla copa virou cenário ideal para reuniões de colaboradores e clientes. Já na sala de reunião, a mesa saarinen acolhe e traz o charme que só uma peça de design pode agregar. Neste mesmo cômodo, as sofisticadas portas de vidro reflecta bronze ampliam o ambiente.

“Com um espaço com pegada industrial, a laca bronze da mesa da sala de produção e no armário da sala de reunião dão um ar mais elegante e mantêm essa harmonia entre o urbano e o sofisticado”, comenta Itana.

O aconchego e o acolhimento, marcas dos projetos do escritório Itana Lemos, foram evidenciados no revestimento de tijolinho refratário, nos acabamentos amadeirados dos móveis, nos objetos de decoração descontraídos e nos detalhes de telinha das poltronas e cadeiras, xodós da arquiteta.

Na sala de Itana, um ponto de destaque: assinada pela própria profissional e executada pela Loja SM móveis, a mesa de design tem base geométrica com uma das laterais em balanço. “Colocamos uma estrutura feita de peças metálicas internas”, diz.

Leia também

Em destaque