A sofisticação dos arranjos de flores e folhagens secas

Desde opções minimalistas às mais incrementadas, eles adicionam beleza na decoração e o melhor: por muito tempo 

É possível fazer o processo de desidratação das flores em casa. Crédito: Pinterest

Mais do que nunca, a casa virou um refúgio. Tornou-se necessário mudar a forma como cada um se relaciona com esse espaço, tornando-o mais agradável e prazeroso. Seja através da culinária, de hortas e jardins, decorando ambientes ou seguindo tutoriais da internet, dedicamos mais tempo nesse ambiente.

Em alta desde o ano passado, uma das formas de valorizar espaços é a decoração com flores e folhagens secas (desidratadas), chamados também de arranjos permanentes. Bela forma de perpetuar a beleza em sua casa.

Se antes as flores desidratadas eram encontradas em livros, guardadas de recordação, ou emolduradas em quadros, nos últimos anos este item vem sendo inserido na decoração de festas – através de plantas e sementes desidratadas – mesclado com a utilização de flores naturais, dando um toque rústico ao lugar. E até mesmo noivas utilizam a técnica para eternizar a memória do casamento através do bouquet ou de acessórios da cerimônia como a lapela de padrinhos e a coroa das daminhas.

Datada da Era Vitoriana, na Inglaterra, a técnica também era vista, no passado, em casas do sul do Brasil, com capim do Texas, macela e trigo colhidos para decorar jarros de porcelana pintados à mão.

O trabalho de desidratação exige paciência e delicadeza. Meticuloso, é dividido por fases e é preciso de técnica e supervisão. Alguns processos levam semanas e nem todas as espécies podem ser desidratadas, sendo selecionadas as que conservam sua beleza natural. Algumas espécies escolhidas são: folhas de palmeiras, eucalipto, proteas, aspargo, trigo, capins dos pampas (pluma), sempre-viva, latifolium, lavanda, hortência, folhas de samambaia, e bogainvillea (primavera), entre outras.

Dicas e cuidados

Os cuidados em casa com flores e folhagens secas demandam pouca manutenção, já que dispensam poda, rega ou trocas constantes de água. É importante evitar que acumulem poeira. Elas também precisam ficar em espaços com pouca umidade e luminosidade, longe da luz direta. E sempre observá-las para evitar contato com microorganismos.

Estas peças podem ser usadas em ambientes comuns como hall de entrada e portaria, ou ainda na sala, no quarto ou estúdio,. Vale escolher vasos que destacam a beleza das plantas. Louças acentuam o efeito romântico, enquanto vidro destaca o efeito minimalista. A montagem pode ser orientada com elementos de diferentes alturas.

A pluma transforma qualquer ambiente e fica ótima com vasos altos de vidro, que exibem o caule da planta. Também dialoga muito bem com branco, areia e tons de dourado, transmitindo elegância e altivez. Se o corte do capim for longo, ficará lindo em vasos no chão. Quanto mais alto e fofo, mais sofisticado o arranjo. Bom também para montar composições com objetos decorativos em mesinhas laterais, buffets, racks e aparadores.

Outra dica é borrifar essências ou pingar óleos perfumados nas plantas, isso espalhará o aroma no ambiente. O resultado vale a pena: casa florida, personalizada e linda por muito tempo. As plantas secas ensinam sobre a transição da vida e que há beleza em todas as fases, basta olhar com atenção e afeto.

Como fazer

Se você deseja criar arranjos de flores secas com ferramentas e elementos de sua casa, siga o passo a passo:

Separe as flores que serão secas
Retire a folhagem do caule;
Pendure as flores em um varal, com a parte das pétalas para baixo, em um local seco com sombra e circulação de ar;
Deixe suas flores secando por cerca de duas a três semanas;
Acompanhe a evolução do processo e se já secaram completamente;
Finalize passando laquê de cabelo nas flores para garantir a durabilidade e que permaneçam com a mesma aparência;
Use a criatividade para montar seu arranjo.

Agora que você já sabe o passo a passo de como fazer as suas flores secas, confira a galeria recheada de imagens selecionadas para servir de inspiração.

Leia também

Em destaque