Amplitude com vista privilegiada

Casa de família é projetada para ser destino de lazer e descanso

Tarso Figueira

Para receber amigos, fazer reuniões com a família e ainda receber hóspedes é preciso um espaço amplo e confortável. Esse foi o desafio dos arquitetos Gustavo Valença e Marta Valença ao tocar o projeto de uma casa num terreno de 544m², com 456m² de área construída e cinco suítes.

“A casa parece ser maior do que é na verdade”, dizem os profissionais. “Tudo isso, graças a linhas de projeto que integraram muito bem os ambientes externos e internos”, comentam. A ideia foi criar um pavimento térreo funcional e totalmente integrado ao andar superior, que conta com quartos com varandas que se abrem para visualizar o entorno.

Estilo

O estilo caboclo das construções de Praia do Forte foi a grande inspiração para o projeto. Ele ganhou toques modernos, com madeira nas esquadrias, telhados, dedos e fachadas. As portas tipo camarão ajudam a priorizar a integração dos ambientes.

O pé-direito duplo é um destaque do vestíbulo de entrada da casa. Já a escada em madeira ganha a atenção pelo detalhamento e qualidade de acabamento. O vestíbulo já distribui, logo desde o acesso, os moradores e hóspedes às suas suítes de forma que precisam adentrar toda a casa para tal.

O pergolado também é outro ponto importante. Ele serve como estacionamento de veículos e também de varanda para o deck da piscina, ao tempo em que amarra a casa de frente a fundo em planta. “É um elemento estruturante do desenho do projeto e que ajuda a criar perspectivas interessantes para os visitantes e usuários”, dizem.

Detalhes

A piscina em forma de “L”, com borda infinita, aproveita a esquina na qual a casa está localizada. “Ela é um elemento superimportante do projeto”, dizem Gustavo e Marta, que destacam a integração do espaço com o jardim externo por meio da borda infinita. A piscina possui vários ambientes e usos: piscina de raia, deck molhado e hidromassagem.

Convivência

Churrasqueira de tijolinho, pastilhas em tom amarelo, piso de porcelanato madeirado e ladrilho hidráulico no balcão dão o tom do espaço gourmet, que foi pensado para ser um local quente e descontraído.

“É o coração do lazer da casa e por isso fica de frente para a piscina em comunicação com o deck pergolado, espaço onde todos se reúnem durante o dia e noite. É o lugar de relaxar, tomar uma bebida e fazer as refeições em dias de céu limpo”, dizem os arquitetos.

A cozinha possui três portas de acesso: uma para o gourmet, uma para o jantar e outra para o serviço. Esse seu posicionamento estratégico é a funcionalidade que toda família precisa. “Porque a cozinha é o sistema nervoso de uma casa de praia, sem dúvidas, dos jantares aos petiscos e bebidas, tudo depende dela”.

Por Pedro Hijo

Matéria publicada na 10ª edição impressa da revista Sacada

Foto: Tarso Figueira

Foto: Tarso Figueira

Foto: Tarso Figueira

Foto: Tarso Figueira

Leia também

Em destaque