Cor dá magnetismo e personalidade aos ambientes
Rosa é uma cor democrática, fica bom em diversos tons e cai bem em paredes, móveis e objetos de decoração, pois combina com quase todas as cores. Se você tem vontade de inserir essa cor na sua casa, mas não sabe como escolher, ou se até mesmo tem alguma resistência ao uso da cor, listamos algumas dicas que podem te fazer encarar de vez essa tendência.
No campo sensorial, o rosa costuma ser associado à feminilidade e romantismo, mas também transmite positividade e serenidade. Uma decoração com essa cor pode comunicar uma energia suave e de tranquilidade, afável e gentil. Portanto, vai em todos os cômodos da casa.
Se você optou pelo estilo contemporâneo, misture o rosa com outros tons neutros. A chegada do rosa no ambiente pode vir aos poucos, através de almofadas, por exemplo. Para o mobiliário, os tons pastéis vão muito bem na composição com cinza e azul marinho, por exemplo.
Se quiser aplicar a cor na parede, opte por tons suaves levando tranquilidade ao espaço. Uma ideia criativa é pintar meia parede. Rosa combina com verde, pois são cores complementares no círculo cromático e também podem compor uma proposta de pintura. Não há regras, a dica é investir na decoração desse canto e na iluminação, levando vida ao cômodo escolhido.
Já o rosa choque ou fúcsia carrega mais intensidade e a cor vibrante pode ser colocada de forma pontual, em um móvel ou quadro, por exemplo, em um ambiente com predominância do branco.
Já para as decorações de ambientes masculinos ou do casal, uma alternativa é buscar um tom de rosa menos marcante, como rosé, rosa queimado e pêssego. Ornar os tons mais fechados com cores também escuras irá quebrar a atmosfera feminina e romântica da cor. Acredite, quando bem utilizado, o rosa pode compor até os ambientes mais elegantes e aconchegantes. Separamos algumas sugestões de decoração para te inspirar!