Arquitetura a favor da saúde

Ambiente proporciona estímulo da recuperação em projeto de Núcleo de Saúde da Unimed assinado por Milla de Oliveira

Diogo Brasileiro

Foi-se o tempo em que ambientes hospitalares eram lugares impessoais. É o que acredita a arquiteta Milla de Oliveira, responsável pela realização do projeto do Núcleo de Saúde da Unimed em Feira de Santana.

No ambiente, uma recepção com 70 lugares de espera, laboratório para adultos e crianças e 14 consultórios destinados a várias especialidades. “O nosso desafio era criar uma atmosfera mais humana em todos os ambientes”, diz a profissional.

Para cumprir a missão, Milla criou um espaço acolhedor e descontraído desde a praça lounge, ambiente que recepciona os pacientes. O objetivo desta praça é tirar a atenção da espera pelo atendimento e proporcionar relaxamento. O espaço também conta com um ambiente lúdico e colorido para crianças.

A iluminação também foi uma prioridade para a arquiteta, que escolheu um ambiente que proporcionasse uma influência positiva no equilíbrio fisiológico e psicológico dos pacientes.

Os consultórios também trazem uma atmosfera aconchegante. “O grau de conforto deve estar comparado a um hotel, assim, o paciente se sente como um hóspede”, diz. “Dar ao ser humano sua devida importância dentro do contexto e proporcionar um ambiente que estimule a recuperação será sempre o principal objetivo”, completa.

Por Pedro Hijo

Matéria publicada na 10ª edição impressa da revista Sacada

Leia também

Em destaque